Paciente feminino, 40 anos, foi à consulta de rotina em pos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q901040 Medicina
Paciente feminino, 40 anos, foi à consulta de rotina em posto de saúde. Portadora de DM2, HAS e dislipidemia, além de apneia do sono. Aos exames: IMC 42kg/m2, PA = 150 x 90 mm/Hg e glicemia de jejum = 130 mg/dL. Em uso de metformina, insulina, ramipril, hidroclorotiazida e atorvastatina. O médico diagnosticou síndrome metabólica. Com base no conhecimento atual sobre síndrome metabólica, o tratamento de qual das condições de base a seguir constitui abordagem primária do tratamento deste distúrbio?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Obesidade

A questão aborda o tema da síndrome metabólica, um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2. Os principais componentes da síndrome metabólica incluem obesidade central (ou abdominal), hipertensão arterial, hiperglicemia, hipertrigliceridemia e baixos níveis de HDL colesterol.

Para resolver essa questão, é fundamental entender que, embora a síndrome metabólica envolva múltiplos fatores, a obesidade é frequentemente considerada a condição de base que precisa ser abordada primeiramente. A perda de peso pode levar a melhorias significativas em outros componentes da síndrome metabólica, como a redução da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa D - Obesidade é a resposta correta porque a abordagem primária do tratamento para a síndrome metabólica frequentemente começa com a perda de peso. O manejo da obesidade pode resultar em efeitos benéficos sobre a glicemia, a pressão arterial e os lipídios, ajudando a melhorar a condição geral do paciente. Portanto, o tratamento da obesidade é um ponto central na estratégia de intervenção.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Hipertensão arterial sistêmica: Embora seja um componente da síndrome metabólica, o tratamento exclusivo da hipertensão não aborda diretamente a causa subjacente da síndrome, que é frequentemente a obesidade.

B - Hiperglicemia: Semelhante à hipertensão, controlar a glicose no sangue é parte do tratamento, mas não trata a causa raiz da síndrome metabólica. A obesidade é um fator chave que, quando abordado, pode ajudar a melhorar os níveis de glicose.

C - Hipercolesterolemia: Embora a dislipidemia deva ser manejada, a perda de peso por meio da redução da obesidade pode melhorar os níveis lipídicos naturalmente, sem a necessidade de focar exclusivamente nesses níveis.

Em resumo, para a síndrome metabólica, o foco inicial no tratamento da obesidade pode ter efeitos positivos abrangentes em outros fatores de risco associados, tornando essa a abordagem primária mais eficaz.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D - Obesidade. A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco que incluem obesidade, hipertensão arterial sistêmica, hiperglicemia, dislipidemia e resistência à insulina, e que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Portanto, o tratamento da obesidade é considerado a abordagem primária para tratar a síndrome metabólica, uma vez que a perda de peso contribui para a melhoria de todos os outros fatores de risco, incluindo a hipertensão, hiperglicemia e dislipidemia. No caso descrito na questão, a paciente apresenta obesidade, além de hipertensão, hiperglicemia e dislipidemia, o que reforça a importância do tratamento da obesidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo