Observe o trecho da reportagem abaixo: "A farmácia tinha u...
"A farmácia tinha um cartaz que orientava os clientes a usarem o medicamento caso fossem beber e dirigir. O anúncio dizia que o motorista não teria problemas no momento do teste, pois o medicamento seria capaz de mascarar os efeitos do álcool.
O remédio, de tarja vermelha, foi lançado há pouco mais de um mês no Brasil e era vendido sem receita. Os fiscais do conselho pediram a retirada do cartaz de propaganda".
(Fonte: A+EE+ ://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL781035-5598,00-FARMACIA+E+ METRROOhmm +POR+OFERECER+REMEDIO+PARA+DRIBLAR+BAFOMETRO.html)
O farmacêutico responsável pela farmácia descrita na reportagem foi notificado pelo Conselho Regional de Farmácia, pois de acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica é proibido:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
Vamos entender o porquê. O Código de Ética da Profissão Farmacêutica proíbe expressamente que farmacêuticos façam propaganda de qualquer substância, medicamento, procedimento ou técnica que possa induzir o usuário ao erro ou uso irracional. No contexto da questão, o cartaz na farmácia incentivava o uso de um medicamento para "driblar" o teste do bafômetro, o que contraria normas de saúde e ética, pois pode colocar em risco a segurança do usuário e dos outros ao seu redor. Assim, essa prática é vedada por induzir a um comportamento perigoso e antiético.
Alternativa B está incorreta porque, embora também se refira a uma prática proibida pelo Código de Ética, não é essa a infração descrita no caso. Valer-se de coação, omissão ou suborno é uma prática ilegal e antiética, mas não é o foco da situação apresentada na reportagem.
Alternativa C menciona o fracionamento de medicamentos, que é uma prática regulada pela legislação. A questão, no entanto, não envolve fracionamento de medicamentos, mas sim propaganda enganosa e antiética.
Alternativa D também está incorreta, pois trata de incompatibilidade de horários de trabalho. Essa questão está relacionada a outro aspecto da ética profissional, que não é abordado na situação apresentada na questão.
Espero que esta explicação tenha ajudado você a compreender melhor o tema e a importância da ética na prática farmacêutica, particularmente no que diz respeito a propagandas de medicamentos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
é proibido aos inscritos nos conselhos regionais dentre outras cosas: - realizar propaganda de substância, medicamento, procedimento ou técnica em saúde que contrarie a norma vigente, induza o usuário a erro, induza a exposição indevida ou ao uso irracional
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo