Considere uma economia doméstica aberta com livre mobilidade...
Considere uma economia doméstica aberta com livre mobilidade de capitais.
Caso a condição de Marshall-Lerner não seja satisfeita, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (20)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A condição de Marshall-Lerner postula que o aumento das exportações líquidas, a partir de uma desvalorização cambial, dependerá do volume das exportações e importações ser elástico em relação à taxa de câmbio real.
A) ERRADA: O overshooting cambial é uma variação da taxa de câmbio mais do que proporcional à variação da oferta de moeda no curto prazo ou, em outras palavras, é um movimento de ataque especulativo contra uma moeda nacional que faz a taxa de câmbio de curto prazo ser maior do que a de longo prazo;
B) ERRADA: A adoção ou não do regime de câmbio fixo por um país não se relaciona à condição de Marshall-Lerner;
C) ERRADA: Não há essa implicação direta, de qualquer forma uma desvalorização cambial, por si só, tende a desestimular fuga de capitais do país, já que o preço da moeda estrangeira se tornou maior e, consequentemente, o custo da fuga também;
D) ERRADA: O conceito da condição de Marshall-Lerner foi exposto inicialmente, o descrito nesta alternativa não guarda relação;
E) CERTA: Exatamente, se a condição de Marshall-Lerner não é satisfeita, uma depreciação da taxa de câmbio não provoca o aumento das exportações líquidas devido à inelasticidade do volume das exportações e importações em relação à taxa de câmbio real. Assim, uma depreciação da moeda doméstica pode provocar a piora da balança comercial do país, já que as importações se tornam mais caras com um câmbio depreciado.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A condição Marshall-Lerner preconiza a relação entre taxa de câmbio e o saldo da balança comercial. Esta condição advoga que a depreciação cambial resulta em acréscimos nas exportações e queda nas importações, o que melhora o saldo da balança comercial.
depreciação da moeda doméstica (aumenta IMPORT. ; reduz EXPORT)
A condição de Marshall-Lerner refere-se à relação entre as elasticidades-preço das importações e exportações de um país. Ela afirma que uma depreciação da moeda de um país só melhorará sua balança comercial se a soma das elasticidades-preço das importações e exportações for maior que um.
Se a condição de Marshall-Lerner não for satisfeita, uma depreciação da moeda pode, na verdade, piorar a balança comercial.
Portanto, a resposta correta é:
E. a depreciação da moeda doméstica pode provocar a piora da balança comercial do país
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo