A avaliação de riscos baseia-se nos objetivos operacionais d...
essenciais de um sistema de controle interno efetivo. Com base
nessa informação, julgue os itens subsecutivos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
O tema central da questão é o papel da avaliação de riscos no contexto do modelo COSO de controle interno. O modelo COSO é uma estrutura amplamente utilizada para estabelecer e desenvolver controles internos eficazes dentro de uma organização. Um dos componentes essenciais desse modelo é a avaliação de riscos, que ajuda a identificar e gerenciar potenciais eventos que possam impactar negativamente o cumprimento dos objetivos da organização.
A questão afirma que a avaliação de riscos está relacionada aos objetivos operacionais, de confiabilidade das informações e de conformidade com leis, regulamentos e normas. Esses são, de fato, alguns dos principais objetivos do modelo COSO. Cada um desses objetivos busca garantir que a organização opere de maneira eficiente, que as informações financeiras e operacionais sejam confiáveis e que todas as práticas estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Portanto, a afirmação está correta, pois a avaliação de riscos no modelo COSO realmente considera esses objetivos para garantir a eficácia do sistema de controle interno.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A fixação de objetivos é uma precondição à identificação de evento, à avaliação de riscos e às respostas aos riscos. Em primeiro lugar, é necessário que os objetivos existam para que a administração possa identificar e avaliar os riscos quanto a sua realização, bem como adotar as medidas necessárias para administrá-los.
Apesar da diversidade dos objetivos nas organizações, podemos estabelecer certas categorias mais amplas:
Objetivos Operacionais – relacionam-se com a eficácia e a eficiência das operações da organização, inclusive metas de desempenho e de lucro, bem como reservas de recursos contra prejuízos. Variam de acordo com a decisão da administração em relação à estrutura e ao desempenho.
Objetivos de Comunicação – relacionam-se com a confiabilidade dos relatórios. Incluem relatórios internos e externos e podem, ainda, conter informações financeiras e não financeiras.
Objetivos de Conformidade – relacionam-se com o cumprimento de leis e regulamentos. Em alguns casos dependem de fatores externos e tendem a ser semelhantes em todas as organizações, e em outros casos em todo um setor industrial.
Como podemos observar, os objetivos que se relacionam com a confiabilidade da informação sao os objetivos de comunicação, e nao os operacionais, como afirma a questão.
Fonte: http://www.coso.org/documents/COSO_ERM_ExecutiveSummary_Portuguese.pdf (Material muito bom)
Daniel, de fato, essa assertiva carece de validade. Acredito que a Banca esqueceu de uma vírgula após a expressão "objetivos operacionais", haja vista "confiabilidade das informações" e "conformidade com leis, regulamentos e normas" também são categorias de objetivos aos quais a avaliação de riscos também deve se basear.
Faltou uma vírgula depois de "operacionais".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo