Em relação aos resultados obtidos no desenvolvimento da teor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219238 Economia
Em relação aos resultados obtidos no desenvolvimento da teoria do consumidor, é correto afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

por eliminação

a) se é substituto/complementar

b) gabarito

c) curva renda-consumo; positivamente inclinada pq o aumento da renda aumenta o consumo

d) varia sim; monotônicas: maiores quantidades são preferíveis a menores

e) não é assim que se mede

Na d) é bom ter em mente que a utilidade marginal varia com transformações monotônicas, porém a Taxa Marginal de Substituição (que é a razão das utilidades marginais) não varia.

A) o valor da elasticidade-preço cruzada indica se um bem é de luxo ou essencial; ERRADO

A elasticidade-preço cruzada indica a sensibilidade da quantidade demandada de um bem à variação do preço de outro bem. Ela não determina se um bem é de luxo ou essencial.

B) a curva de demanda compensada de Hicks é negativamente inclinada, mesmo quando estamos analisando bens de Giffen; CORRETO

A curva de demanda compensada de Hicks mostra a relação entre a quantidade demandada de um bem e seu preço, mantendo-se constante o poder de compra do consumidor. Essa curva é sempre negativamente inclinada, mesmo para bens de Giffen.

C) a curva de Engel relaciona a quantidade demandada entre dois bens, sendo positivamente inclinada quando os bens são normais; ERRADO

A curva de Engel mostra a relação entre a quantidade demandada de um bem e sua renda, não a relação entre a quantidade demandada de dois bens.

D) na teoria ordinal do consumidor, a utilidade marginal de um bem tem significado, pois é invariante a transformações monotônicas positivas; ERRADO

Na teoria ordinal do consumidor, a utilidade marginal de um bem não tem significado cardinal, ou seja, não pode ser medida em unidades absolutas. Ela só indica a ordem de preferência do consumidor entre diferentes quantidades do bem.

E) a área abaixo da curva de demanda individual mede exatamente a utilidade do consumidor quando sua função utilidade for Cobb-Douglas.  ERRADO

A área abaixo da curva de demanda individual não mede exatamente a utilidade do consumidor, mesmo para funções utilidade Cobb-Douglas. A área representa o valor máximo que o consumidor está disposto a pagar por diferentes quantidades do bem, não a utilidade total que ele obtém.

GABARITO: B

"Quem quiser ser o primeiro, sirva a todos (Marcos 9:35)"

Esse item B é interessante.

Sabemos que o Efeito Preço é composto pelo: Efeito Substituição + Efeito Renda.

Contudo, na demanda Hicksiana não há Efeito Renda, há apenas o Substituição.

Para Bens de Giffen, a curva de demanda pode sim ser inclinada positivamente pelo Efeito Renda caso eu tenha um aumento dos preços (Ex: carne de segunda, se os preços aumentam, minha renda real cai e vou consumir mais carne de segunda - é o chamado bem inferior, em que mesmo com um aumento de preços, acabarei consumindo mais desse bem), porém isso se dá basicamente pelo Efeito Renda, já que, para Bens de Giffen, o Efeito Renda é mais forte que o Efeito Substituição.

Porém, como a questão versa sobre a demanda Hicksiana, não há de se considerar essa exceção, já que Hicks considera que não há Efeito Renda.

Portanto, o item B é correto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo