Ele tem como características a desatenção, a impulsividade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984937 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

TDAH: expert esclarece mitos e verdades sobre o transtorno em crianças e adolescentes 

O transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) mostra seus primeiros sinais ainda na infância. Ele tem como características a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade; estima-se que entre 3% e 5% das crianças em todo o mundo convivam com o TDAH. Essa condição, segundo o médico e neurocientista Dr. José Augusto Nasser, pode ter origens diversas: genética, exposição às toxinas ambientais, nascimento prematuro ou, até mesmo, hábitos não saudáveis da mãe durante a gestação, como o uso de drogas.

O especialista explica que crianças com TDAH apresentam baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e pouco rendimento escolar. Os sintomas começam antes dos 12 anos, às vezes, diminuindo com a idade, mas algumas pessoas nunca os superam completamente.

"Esses sintomas podem ser leves, moderados, graves, e continuar até a idade adulta. O TDAH ocorre com mais frequência em homens do que em mulheres, e os comportamentos são diferentes: meninos tendem a ser mais hiperativos, e as meninas, menos atentas. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor a progressão do paciente, tanto no ambiente escolar, como no familiar", destaca.

De acordo com Dr. José Augusto Nasser, ainda existe o mito de que uma criança com TDAH pode ser menos inteligente. O neurocientista esclarece que, quem faz o tratamento, tem inteligência normal e pode ser até mesmo acima da média, com desempenhos surpreendentes. Esses tratamentos são feitos com medicamentos, terapia comportamental, aconselhamento e serviços educacionais.

Pode levar um tempo para determinar o que funciona melhor para o seu filho. Atualmente, os médicos receitam psicoestimulantes no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Estimulantes aumentam e equilibram níveis de substâncias químicas cerebrais, os neurotransmissores. Os medicamentos melhoram os sinais e sintomas de desatenção e hiperatividade", comenta.

O Dr. Nasser pontua ainda que as crianças são naturalmente ativas e impulsivas em algum momento, por isso nem sempre um comportamento hiperativo deve ser caracterizado como TDAH. 

TDAH: expert esclarece mitos e verdades sobre o transtorno em criançase adolescentes (msn.com). Adaptado.

TDAH: expert esclarece mitos e verdades sobre o transtorno em crianças e adolescentes (msn.com). Adaptado. 
Ele tem como características a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade.
Assinale a opção correta quanto à formação das palavras. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Desatenção = formação prefixal

Para resolver essa questão, o aluno precisa ter um bom entendimento sobre os processos de formação de palavras na língua portuguesa, especificamente sobre os processos de derivação prefixal, sufixal e parassíntese.

Justificativa para a alternativa correta:

A palavra "desatenção" é formada pelo processo de derivação prefixal. Neste caso, há a adição do prefixo "des-" à palavra base "atenção". Assim, a formação de "desatenção" é claramente prefixal, uma vez que a palavra original recebe apenas um prefixo para formar um novo significado.

Justificativa para as alternativas incorretas:

A - Impulsividade = prefixal e sufixal: A palavra "impulsividade" é formada a partir da palavra "impulso" com a adição do sufixo "-ividade". Aqui, não há prefixo envolvido, apenas um sufixo, portanto, a formação é apenas sufixal.

B - Como = sufixal: A palavra "como" é um advérbio que não passa por processo de derivação sufixal. Ela é uma palavra primitiva, ou seja, não é formada por derivação de outra palavra. Portanto, essa alternativa está incorreta.

D - Hiperatividade = parassíntese: A palavra "hiperatividade" é formada pela junção do prefixo "hiper-" e da palavra "atividade". A parassíntese é um processo de formação de palavras que envolve simultaneamente um prefixo e um sufixo, como em "empobrecer" (prefixo "em-" + "pobre" + sufixo "-ecer"), o que não ocorre em "hiperatividade". Portanto, esta alternativa também está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C.

Complementando...

Na derivação PARASSINTÉTICA, há a adição SIMULTÂNEA de um prefixo e de um sufixo. Também chamado de parassíntese.

Ex. Envernizar, enrijecer...

Fonte: Aulas do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

Bons estudos!!!

RESPOSTA: LETRA C

Formação de palavra pelo processo de derivação SUFIXAL, em que a partir de um radical (atenção), formam-se palavras acrescentando sufixos (des).

DESatenção.

Impulsividade = prefixal e sufixal (D. Parassintética)

Como = sufixal (Advérbio de modo)

Desatenção = formação prefixal (Alternativa correta)

Hiperatividade = parassíntese (Justaposição)

Bizu para diferenciar prefixal e sufixal de parassintética:

Prefixal e sufixal= acréscimo de prefixo e sufixo um após o outro ao radical, na omissão de algum dos afixos ainda teremos sentido:

Ex: inutilizar, vem de útil (raiz), prefixos IN e IZAR

Tirando o IN: utilizar (existe esse termo no português)

Tirando o IZAR: Inútil (existe esse termo no português)

Parassintética:

Acréscimos de prefixo e sufixo simultaneamente (ao mesmo tempo) ao radical, na omissão de qualquer afixo não formaremos um termo do português:

Ex: amanhecer, manhã(raiz), A prefixo, ECER sufixo.

Tirando o prefixo: manhecer (não existe)

Tirando o sufixo: Amanh (não existe)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo