A prática do rent-seeking por parte de um monopolista pode s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219242 Economia
A prática do rent-seeking por parte de um monopolista pode ser justificada como sendo uma forma de: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre a prática de rent-seeking por parte de um monopolista, tema de Estruturas de Mercado dentro de Microeconomia. Vamos verificar as alternativas:

A) ERRADA: A prática do rent-seeking corresponde à tentativa de elevar o excedente com ajuda governamental, isto é, com a obtenção de benefícios por parte do poder público. O contrário do que uma regulação estatal efetiva poderia provocar sobre um monopólio;

B) ERRADA: Reduzir aumentar a perda de peso morto da economia provocada pelo poder de mercado;

C) CERTA: Exatamente, a prática do rent-seeking por parte de um monopolista busca obter benefícios do governo por meio da manipulação do interesse público (corrupção e realização de lobbys). O poder público é capturado por interesses econômicos de grupos privados que buscam manter o poder de monopólio;

D) ERRADA: Embora tanto a prática do rent-seeking quanto a discriminação de preços de segundo grau busquem aumentar o excedente do monopolista como uma finalidade, os meios utilizados são diferentes. Não se tratam de práticas monopolistas similares;

E) ERRADA: Conforme vimos, não se trata de uma prática relacionada aos tipos de discriminação de preços efetuados por um monopolista e, evidentemente, não há qualquer compensação para o consumidor.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O termo rent seeking é usado para descrever quando um agente privado busca  manipulando o ambiente a seu favor. Essa manipulação se dá, na maioria das vezes, através da influencia sobre decisões públicas, por meio de lobbys e corrupção.

Nesse casso, os benefícios privados podem vir de empréstimos subsidiados, taxas para importação maiores para bens estrangeiros, ou até mesmo de contratos com valor superfaturados.

Desta forma, esses grupos conseguem controlar determinada atividade, produto ou setor. Sendo assim, eles protegem seus interesses e prejudicam, diretamente ou indiretamente, o restante da sociedade.

Há vários exemplos de rent seeking no Brasil. As propinas pagas por várias construtoras para vencer licitações com preços superfaturados, , licitações fraudulentas nos órgãos e empresas estatais, a disputa dos aplicativos de transporte com os taxistas, entre outros.

Fonte: https://www.suno.com.br/artigos/rent-seeking/

A prática do rent-seeking por parte de um monopolista pode ser justificada como uma forma de proteger ou aumentar seus lucros, muitas vezes à custa do bem-estar econômico geral. O rent-seeking é uma atividade na qual os agentes econômicos tentam obter renda ou lucros através da manipulação do ambiente político ou regulatório, em vez de criar valor através da produção de bens ou serviços. No caso de um monopolista, o rent-seeking pode ser visto como uma maneira de manter ou fortalecer sua posição de monopólio, buscando barreiras à entrada de novos concorrentes, influenciando políticas governamentais ou regulamentações em seu favor, ou explorando o poder de mercado para extrair lucros excessivos dos consumidores. Embora o monopolista possa justificar essa prática como uma forma de proteger seus próprios interesses comerciais, ela geralmente resulta em distorções econômicas e é considerada prejudicial para a eficiência econômica geral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo