Um dos grandes desafios da gestão ambiental urbana é a manei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2893509 Engenharia Ambiental e Sanitária

Um dos grandes desafios da gestão ambiental urbana é a maneira de dispor os diferentes tipos de resíduos produzidos nas cidades. Dados do IBGE apontam que cerca de 22% dos resíduos produzidos são destinados a vazadouros a céu aberto ou lixões, o que representa cerca de 6 milhões de lixões reconhecidamente existentes no país.


Sobre a disposição dos resíduos sólidos, considere as seguintes afirmativas:


1. A NBR 10004/87 autoriza em um de seus parágrafos a liberação do despejo de resíduos sólidos hospitalares nos lixões e aterros.

2. Em aterros sanitários, é comum a realização de queima de resíduos sólidos. Em geral, a combustão resulta na liberação de substâncias como COx, SOx, NOx, que contribuem para fenômenos relacionados aos efeito estufa e chuva ácida.

3. O licenciamento ambiental das instalações de um aterro sanitário, para tratamento e disposição final de resíduos sólidos no Brasil é realizado a partir da Resolução CONAMA n° 001/1986, que institui a obrigatoriedade do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

4. Em aterros sanitários, ocorre nas células a decomposição dos resíduos orgânicos, realizada por bactérias metanogênicas, com geração de gases. Esses gases, liberados a partir de canalização instalada ao longo das células, podem ser queimados ou aproveitados para geração de energia.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas