Sobre o uso de sinais de pontuação no texto, assinale a afir...
PINACOTECA E FILATELIA
Dia desses me contaram uma ótima piada, que eu não ouvia há muitos anos.
O japonês chegou todo feliz para registrar seu filho no Brasil, mas não sabia que nome ia escolher.
- Que tal Pedro?
O japonês não gostou.
- Que tal Paulo?
Também não.
Aí o escrivão pensou, pensou e falou:
- Eu sugiro...
- Sugiro é um bom nome! – gritou o japonês.
Mas o leitor não fique aí, rindo dos japoneses, porque nós, brasileiros, temos nomes mais malucos do que esse da piada. O Guia dos curiosos, por exemplo, garante que já existiram coisas do tipo Açafrão Fagundes, Errata de Campos, Restos Mortais de Catarina, Um Dois Três de Oliveira Quatro. Acredito que o Marcelo Duarte, organizador do Guia, tenha conferido um por um.
O pior é que sempre aparece um gaiato querendo ser mais realista do que o rei (ou mais cartorial do que o cartório) e inventa que conheceu gêmeas chamadas Pinacoteca e Filatelia, ou trigêmeas chamadas Naída, Navinda e Navolta Pereira. Como não é fácil verificar a autenticidade desse tipo de coisa, muitos desses “causos” acabam se espalhando por aí. Viram lendas urbanas.
(CUNHA, Leo. Ninguém me entende nessa casa. São Paulo: FTD, 2011.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A questão aborda o uso de sinais de pontuação no texto, que é um elemento crucial para a clareza e precisão na comunicação escrita. Para resolver essa questão, é necessário compreender as funções dos sinais de pontuação como reticências, ponto de exclamação e vírgulas, e como eles são aplicados no contexto textual.
No texto apresentado, temos a análise da função de cada sinal de pontuação nas diferentes passagens destacadas. Vamos explorar a alternativa correta e justificar por que as demais estão incorretas.
Alternativa A: Em "Eu sugiro...", as reticências indicam suspensão de uma fala; nesse texto, da fala do escrivão pelo japonês. Esta é a alternativa correta. As reticências são um sinal de pontuação que indicam uma interrupção ou uma pausa na fala, sugerindo que algo não foi completamente dito ou está sendo pensado. No contexto, o escrivão começa a falar, mas é interrompido pelo japonês, que assume a fala, mostrando que a ideia incompleta do escrivão foi interpretada como um nome.
Alternativa B: O ponto de exclamação, em "Sugiro é um bom nome! – gritou o japonês", não exprime indignação; expressa, na verdade, entusiasmo ou satisfação do japonês que encontrou um nome que o agradou. Portanto, a interpretação de indignação está incorreta.
Alternativa C: No penúltimo período do texto, a vírgula não foi empregada para separar orações intercaladas. A vírgula é usada para separar elementos de uma enumeração ou para isolar expressões explicativas ou corretivas. Portanto, a justificativa apresentada está errada.
Alternativa D: Em "Acredito que o Marcelo Duarte, organizador do Guia, tenha conferido um por um", as vírgulas separam um aposto explicativo, e não uma oração de caráter explicativo. Aposto é um termo que explica ou especifica outro termo da oração, e neste caso, "organizador do Guia" explica quem é Marcelo Duarte. Assim, a descrição da função das vírgulas nessa alternativa está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém pode explicar o item D ?
GABARITO: LETRA A
A) Em - Eu sugiro..., as reticências indicam suspensão de uma fala; nesse texto, da fala do escrivão pelo japonês. → correto, o escrivão ia sugerir um nome e foi suspenso pela fala do Japonês.
B) O ponto de exclamação, em - Sugiro é um bom nome! – gritou o japonês., exprime indignação frente a uma situação. → exprime surpresa, satisfação em ter achado o nome, exaltação.
C) No penúltimo período do texto, a vírgula foi empregada para separar orações intercaladas. → Como não é fácil verificar a autenticidade desse tipo de coisa, muitos desses “causos” acabam se espalhando por aí. → oração subordinada causal DESLOCADA da ordem direta e não intercalada.
D) Em Acredito que o Marcelo Duarte, organizador do Guia, tenha conferido um por um., as vírgulas separam uma oração de caráter explicativo. → incorreto, não é uma oração (não há verbo), é somente um aposto explicativo.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
Uma dica é observar que o aposto, geralmente, não possui verbo.
Se não é um verbo, qual é a classe do termo "organizador"??????
Faz parte de uma locução adjetiva?
Complementando comentário: a vírgula é facultativa no ITEM D, pois ela está na ordem direta da oração.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo