Linguagens visuais são embasadas no uso de interfaces gráfic...
diferenciadas em função do tipo de ambiente, da linguagem ou,
ainda, do tipo de programação utilizada. Acerca de arquitetura
cliente-servidor, linguagens visuais, orientação a eventos e projeto
de interfaces, julgue os itens subsequentes.
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A alternativa correta é E - errado.
A questão aborda conceitos sobre linguagens visuais no contexto de arquitetura cliente-servidor, orientação a eventos e projeto de interfaces. Para resolvê-la, é necessário ter conhecimento sobre como as linguagens visuais funcionam e como se dá a interação entre janelas principais e secundárias em uma interface gráfica.
Vamos analisar a justificativa para a alternativa ser considerada errada:
Em linguagens visuais, de fato, a interação com o usuário se dá por meio de interfaces gráficas e eventos. No entanto, a questão apresenta uma descrição incorreta sobre a função e o comportamento das janelas principais e secundárias.
A janela principal de uma aplicação gráfica geralmente é responsável pela interação primária com o usuário e pode conter diversos objetos e controles para o uso direto. Por outro lado, as janelas secundárias, ou diálogos, são usadas para tarefas específicas e normalmente não fornecem detalhes sobre objetos exibidos na janela principal, mas sim ajudam em operações complementares ou de configuração.
Portanto, a frase "a janela principal fornece detalhes sobre os objetos exibidos na janela secundária e sobre operações envolvendo esses objetos" está equivocada. Na realidade, é mais comum que a janela secundária seja utilizada para fornecer detalhes ou realizar operações que complementam a interação da janela principal, e não o contrário.
Por essas razões, a afirmativa apresentada na questão é incorreta, motivo pelo qual a resposta correta é a alternativa E - errado.
Caso tenha mais alguma dúvida ou precise de mais alguma explicação sobre o tema, estou à disposição para ajudar!
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8. Linguagens de Programac?a?o Visual
As linguagens de programac?a?o visual partem do princi?pio de que gra?ficos sa?o mais fa?ceis de serem entendidos do que textos. Sendo assim, a especificac?a?o de um programa por meio de diagramas e outros recursos gra?ficos tende a tornar a pro?pria programac?a?o mais fa?cil, permitindo mesmo que usua?rios sem muitas habilidades em programac?a?o gerem programas.
Uma representac?a?o gra?fica de um programa tende a ser uma descric?a?o de alto ni?vel para o funcionamento do programa. Este tipo de representac?a?o normalmente limita bastante a flexibilidade dos programas que podem ser desenvolvidos, mas permite que ra?pida e facilmente se elaborem programas, dentro de um escopo limitado de opc?o?es. Com isso, as aplicac?o?es alvo para a programac?a?o visual se restringem a aplicac?o?es bem especi?ficas, que podem se beneficiar deste tipo de paradigma, na?o sendo, tais linguagens, linguagens de programac?a?o para propo?sitos gerais.
8.1 Ferramentas de Programac?a?o Visual
Nem todo uso de gra?ficos e diagramas visuais em programac?a?o podem ser chamados de linguagens visuais. Em alguns casos, o mais adequado e? chama?-los de ferramentas de programac?a?o visual. Nesse caso, o uso de gra?ficos e diagramas na?o especifica diretamente um programa a ser executado, mas e? uma ferramenta de auxi?lio na elaborac?a?o de tais programas. Por exemplo, os toolkits de elaborac?a?o de interface, que permitem ao usua?rio especificar diferentes controles em janelas de interface do programa, de forma visual, encontram-se nesta categoria.
Fonte: Linguagens de Programação. Notas de aula para a disciplina EA877 (Mini e Microcomputadores: Software). Ricardo R. Gudwin
ITEM ERRADO, pois linguagens visuais são em relação com o desenvolvedor e não em relação ao usuário.
Os conceitos foram invertidos.
Uma interface do usuário baseada em janelas divide-se em janelas. As janelas podem ser movidas por toda a tela, empilhadas umas sobre as outras e transformadas em ícones. Um sistema geralmente apresenta uma janela primária e várias janelas secundárias. A janela primária trata da interação principal com o usuário e costuma conter um número arbitrário de objetos. As janelas secundárias são usadas para suportar as interações com as janelas primárias, fornecendo detalhes sobre seus objetos e as operações neles realizadas.
fonte: http://www.wthreex.com/rup/portugues/process/modguide/md_uig.htm
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