Com referência ás resoluções do Conselho Nacional de Arquivo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBC
Q1190478 Arquivologia
Com referência ás resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, julgue o próximo item.
A aprovação da tabela de temporalidade de documentos pelo Arquivo Nacional dispensa a elaboração da listagem de eliminação de documentos.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Errado

Vamos entender melhor o tema abordado na questão. Estamos tratando de resoluções do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), especificamente sobre a tabela de temporalidade e a listagem de eliminação de documentos. Esses são conceitos fundamentais na gestão de documentos.

A tabela de temporalidade é um instrumento que define prazos de guarda e destinação dos documentos produzidos e recebidos por uma instituição. Ela indica o tempo que cada documento deve ser mantido no arquivo corrente, no arquivo intermediário e a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente (arquivo permanente).

Por outro lado, a listagem de eliminação de documentos é um instrumento específico para registrar quais documentos serão eliminados, após cumprirem seus prazos de guarda e tendo sido classificados como sem valor permanente.

A questão afirma que a aprovação da tabela de temporalidade pelo Arquivo Nacional dispensa a elaboração da listagem de eliminação de documentos. Essa afirmativa está errada por alguns motivos.

Mesmo quando uma tabela de temporalidade é aprovada, a eliminação de documentos não pode ser realizada de forma automática ou sem controle. É necessário elaborar a listagem de eliminação para garantir a transparência e a conformidade com as normas arquivísticas. A listagem de eliminação precisa ser submetida à aprovação da autoridade competente para garantir que os documentos eliminados realmente não possuem valor permanente e que o processo de eliminação é feito corretamente.

Portanto, a alternativa correta é "Errado" porque a elaboração da tabela de temporalidade não dispensa a necessidade de criar uma listagem de eliminação de documentos. Ambas as ferramentas são complementares no processo de gestão documental.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esse link da uma luz sobre o assunto.

http://www2.unirio.br/unirio/arqcent/sadsad/eliminacao-de-documentos

ERRADO

Deverá ser criada essa listagem com autorização do Arquivo Nacional e aprovação da CPAD( Comissão Permanente de Avaliação de Documento).

GAB: ERRADO

“Art. 1º A eliminação de documentos digitais e não digitais no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do SINAR ocorrerá depois de concluído o processo de avaliação e seleção conduzido pelas respectivas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos - CPAD e será efetivada quando cumpridos os procedimentos estabelecidos nesta Resolução.”

Parágrafo único. Os órgãos e entidades só poderão eliminar documentos caso possuam Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos constituídas e com autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

 “Art. 2º A autorização para a eliminação de documentos digitais e não digitais de que trata o art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, dar-se-á mediante aprovação do código de classificação de documentos e tabela de temporalidade e destinação de documentos elaborados pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD de cada órgão ou entidade e aprovados pela instituição arquivística pública, em sua esfera de competência.”

§1º A eliminação de documentos fica condicionada à análise, avaliação e seleção pela CPAD dos arquivos produzidos e acumulados pelo órgão ou entidade no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação daqueles destituídos de valor, de acordo com a tabela de temporalidade e destinação de documentos e à aprovação do titular do órgão ou entidade produtor ou acumulador do arquivo.”

§2º A eliminação de documentos que não constarem da tabela de temporalidade e destinação de documentos, será realizada mediante autorização excepcional da instituição arquivística pública, em sua esfera de competência.”

“Art. 2º-A. O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da elaboração de Listagem de Eliminação de Documentos [Anexo 1]pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD a ser submetida para autorização do titular dos órgãos e entidades da administração pública.”

(Resolução nº 44, de 14 de fevereiro de 2020)

Eu pensei da seguinte maneira: a tabela de temporariedade é um instrumento para a destinação dos documentos, então antes deve ou pode ter alguma listagem dos mesmo, para saber o que será objeto dessa destinação. Portanto, a minha lógica era que, essa possível listagem, não poderia ser descartada.

OBS: eu não sabia a questão, mas pesando um pouco sobre, consegui o meu objetivo.

CONCURSO NÃO É PARA QUEM SABE MAIS, E SIM QUEM ACERTA MAIS.

tentei fazer um resuminho:

se um orgão ou entidade quiser eliminar documento digital ou física que pertence a SINAR isso vai acontecer por meio de AVALIAÇÃO e SELEÇÃO conduzida pela respectiva CPAD. ou seja, o orgão ou entidade tem q ter sua CPAD. A eliminação é feita mediante código de classificação do Documento, da tabela de temporalidade elaborada pela CPAD, aprovada pela instituição arquivistica, orgão ou titular do documento.  O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da elaboração de Listagem de Eliminação de Documentos e deve ser criada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo