Abaixo as definições de cinco dos movimentos da vanguarda eu...
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Ano: 2024
Banca:
UPENET/IAUPE
Órgão:
Prefeitura de Camocim de São Félix - PE
Prova:
UPENET/IAUPE - 2024 - Prefeitura de Camocim de São Félix - PE - Professor de Artes e Música |
Q2385698
Artes Visuais
Abaixo as definições de cinco dos movimentos da vanguarda europeia cujas características se referem mais
especificamente às artes plásticas:
A. Anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas.
B. Uma arte sintonizada com a beleza da velocidade, as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta. As cores se fundem e se unificam; um movimento rápido anula o tempo necessário para a percepção das cores.
C. A mais radical e a menos compreensível de todas as vanguardas. Vem para abolir de vez a lógica, a organização, o olhar racional, dando à arte um caráter de espontaneidade total. Para essa vanguarda, o principal problema de todas as manifestações artísticas está em almejar algo impossível: explicar o ser humano.
D. Seu propósito era promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas. Os artistas apostaram na simultaneidade de visualizações permitidas a partir da análise de um objeto, isto é, o mesmo poderia ser visto sob vários ângulos, embora sua totalidade pudesse ser inteiramente preservada.
E. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade e, muitas vezes, necessidade de denunciar problemas sociais. É comum o retrato de seres humanos solitários e sofredores. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. Uso arbitrário de cores fortes.
A sequência CORRETA da descrição de cada um dos movimentos da vanguarda europeia corresponde, respectivamente, a:
A. Anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas.
B. Uma arte sintonizada com a beleza da velocidade, as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta. As cores se fundem e se unificam; um movimento rápido anula o tempo necessário para a percepção das cores.
C. A mais radical e a menos compreensível de todas as vanguardas. Vem para abolir de vez a lógica, a organização, o olhar racional, dando à arte um caráter de espontaneidade total. Para essa vanguarda, o principal problema de todas as manifestações artísticas está em almejar algo impossível: explicar o ser humano.
D. Seu propósito era promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas. Os artistas apostaram na simultaneidade de visualizações permitidas a partir da análise de um objeto, isto é, o mesmo poderia ser visto sob vários ângulos, embora sua totalidade pudesse ser inteiramente preservada.
E. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade e, muitas vezes, necessidade de denunciar problemas sociais. É comum o retrato de seres humanos solitários e sofredores. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. Uso arbitrário de cores fortes.
A sequência CORRETA da descrição de cada um dos movimentos da vanguarda europeia corresponde, respectivamente, a: