Considere a imagem e o texto sobre a urbanização no Brasil....
Considere a imagem e o texto sobre a urbanização no Brasil.
Disponível em: https://www.abrainc.org.br/sustentabilidade-eurbanismo/2023/01/04/urbanizacao-no-brasil-areas-comcidades-crescem-19-entre-2015-e-2019. Acesso em: 10 abr. 2024.
A noção de cidade ou de centro urbano na pesquisa do IBGE (2018) sobre regiões de influência das cidades, utilizada para análise dos dados, é operacionalizada por meio de duas unidades territoriais: os municípios e os arranjos populacionais. Os últimos são constituídos por agrupamentos de municípios muito integrados por possuírem deslocamentos frequentes de populações para trabalho e estudo, segundo os critérios de pesquisa específica.
Desse modo, as cidades brasileiras foram classificadas, hierarquicamente, [...] considerando tanto seu papel de comando em atividades empresariais quanto de gestão pública, e, ainda, em função da sua atratividade para suprir bens e serviços para outras cidades. São os 15 principais centros urbanos, dos quais todas as cidades existentes no País recebem influência direta, seja de uma ou mais metrópoles simultaneamente. A região de influência dessas centralidades é ampla e cobre toda a extensão territorial do País, com áreas de sobreposição em determinados contatos. Nessa classificação, as metrópoles se subdividem em três níveis: metrópole, metrópole nacional e grande metrópole nacional.
Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/ index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101728. Acesso em: 10 abr. 2024. Adaptado.
Nesse estudo do IBGE, são classificados,
respectivamente, como metrópole, metrópole
nacional e grande metrópole nacional os
seguintes arranjos populacionais: