Os genes constituem unidades fundamentais da informação gen...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
A alternativa A está correta ao afirmar que os genes, em algumas características, agem cumulativamente, determinando o fenômeno conhecido como herança poligênica. A herança poligênica ocorre quando múltiplos genes (poligenes) influenciam uma característica fenotípica. Exemplos clássicos incluem a cor da pele, altura e cor dos olhos em humanos, onde a expressão fenotípica resulta da soma dos efeitos de vários genes.
Análise das alternativas incorretas:
B - Esta alternativa está incorreta. Embora seja verdade que os genes em eucariotos tendem a se manter em posições fixas nos cromossomos, eles podem mudar de posição devido a eventos como transposons ou recombinação genética. A afirmação de que essa mudança ocorre apenas em organismos procariotos está equivocada, pois transposons, por exemplo, são elementos genéticos móveis encontrados em ambos, eucariotos e procariotos.
C - Esta alternativa também está incorreta. Em organismos diploides, os genes são de fato organizados em pares, mas isso não significa que inexistam mais que duas formas do mesmo gene (alelos). Na verdade, muitos genes possuem mais de dois alelos na população, um fenômeno conhecido como alelos múltiplos. Cada indivíduo pode carregar no máximo dois alelos (um de cada pai), mas na população como um todo, diversos alelos podem existir.
D - Esta alternativa está incorreta porque confunde conceitos. Os genes podem, sim, estar relacionados a múltiplos efeitos fenotípicos, um fenômeno conhecido como pleiotropia. No entanto, isso não deve ser confundido com alelos múltiplos, que se refere à existência de mais de duas formas variantes de um gene em uma população. A descrição fornecida na alternativa D não corresponde ao conceito de alelos múltiplos.
Resumo: A alternativa A explica corretamente a contribuição cumulativa de múltiplos genes para certas características, conhecida como herança poligênica. As alternativas B, C e D possuem erros conceituais sobre a posição dos genes, a existência de múltiplos alelos e os efeitos múltiplos dos genes, respectivamente.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Alternativa A
Herança Quantitativa
A herança quantitativa também é um caso particular de interação gênica. Neste caso, em que as diferenças fenotípicas de uma dada característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente, saindo de um fenótipo “mínimo” até chegar a um fenótipo “máximo”. É fácil concluir, portanto, que na herança quantitativa (ou poligênica) os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de poligenes.
A herança quantitativa é muito frequente na natureza. Algumas características de importância econômica, como a produção de carne em gado de corte, produção de milho etc., são exemplos desse tipo de herança. No homem, a estatura, a cor da pele e, inclusive, inteligência, são casos de herança quantitativa.
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos4.php
Gabarito A.
Letra B: O que dizer sobre o crossing over....
Letra C: Fala-se de polimorfismo genético para designar a existência de diferentes alelos de um mesmo gene, o que implica mudanças na sequência genética entre integrantes de uma certa população.Há espécies que se caracterizam pelo polimorfismo, uma vez que os seus membros apresentam formas diferentes por algum motivo. Um exemplo típico deste polimorfismo biológico ocorre com as borboletas, as quais, antes de chegarem à idade adulta, se desenvolvem como larvas.
Letra D: Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo). A explicação para a coexistência polialélica, deriva dos processos mutagênicos produzindo séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente.
Letra D: esse fenômeno na verdade é a pleiotropia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo