Com base na leitura do texto, marque V para verdadeiro e F p...
( ) No trecho “O mato”, é possível observar que o uso da próclise do pronome oblíquo gera uma ambiguidade. ( ) No trecho “Vê se esquece-me”, a próclise é necessária já que a conjunção “se” tem a função de atrair o pronome “me”. ( ) Em “matar-lhe-ei-te”, o interlocutor faz o uso correto da mesóclise. ( ) O uso proclítico do pronome oblíquo no trecho “não sabes-o” configura um equívoco, pois o advérbio “não” exige a próclise do pronome “o”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
( ) No trecho “O mato", é possível observar que o uso da próclise do pronome oblíquo gera uma ambiguidade.
VERDADEIRO. Há ambiguidade, pois “mato" pode ser entendido como o substantivo “mato" (vegetação) ou como o verbo “matar".
( ) No trecho “Vê se esquece-me", a próclise é necessária já que a conjunção “se" tem a função de atrair o pronome “me".
VERDADEIRO. A conjunção “se" atrai o pronome “me" para antes do verbo “esquece". O correto, portanto, é “vê se me esquece".
( ) Em “matar-lhe-ei-te", o interlocutor faz o uso correto da mesóclise.
FALSO. A mesóclise correta seria “matar-te-ei".
( ) O uso proclítico do pronome oblíquo no trecho “não sabes-o" configura um equívoco, pois o advérbio “não" exige a próclise do pronome “o".
FALSO. A palavra negativa “não" atrai o pronome “o" para antes do verbo. O correto, portanto, é “não o sabes". No entanto, a questão é falsa, pois a banca escreveu “o uso PROCLÍTICO do pronome oblíquo no trecho 'não sabes-o'...", sendo que o correto seria “o uso ENCLÍTICO do pronome oblíquo no trecho 'não sabes-o'...".
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o correto é matar-te-ei .
mesóclise
O uso proclítico não é uso de próclise?
Gab: B
Não entendi a última alternativa:
( ) O uso proclítico do pronome oblíquo no trecho “não sabes-o” configura um equívoco, pois o advérbio “não” exige a próclise do pronome “o”.
Próclítico: em que ocorre próclise.
Se entendi a questão de forma correta, ficaria "não o sabes" - configura um equívoco, pois o advérbio "não" exige a próclise do pronome "o".
Eu entendo que o advérbio de negação sem uma pausa (vírgula) seguido do verbo pronominal é palavra atrativa para o Pronome Oblíquo Átono, no caso "o".
Caso alguém tenha entendido e queira esclarecer, fico grata.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo