Assinale a alternativa incorreta a respeito da função alocat...
Assinale a alternativa incorreta a respeito da função alocativa do governo na oferta de bens públicos (puros) e bens semipúblicos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender essa questão, precisamos entender a função alocativa do governo no contexto de bens públicos e bens semipúblicos. Esses conceitos são centrais na análise econômica de como certos bens e serviços são ofertados na sociedade.
Bens Públicos são aqueles que têm duas características principais: não rivalidade e não exclusão. Isso significa que o consumo por uma pessoa não reduz a disponibilidade para outra, e não se pode impedir ninguém de consumi-los. Exemplos típicos incluem a defesa nacional e a segurança pública.
Bens Semipúblicos, por outro lado, podem ter alguma rivalidade ou exclusão, mas ainda possuem um grau de externalidade. Esses bens beneficiam mais do que os seus consumidores diretos, como a educação e a saúde, que têm benefícios sociais amplos.
Agora, vamos analisar as alternativas:
A - Os bens semipúblicos não podem ser submetidos ao princípio de exclusão.
Esta é a alternativa incorreta, pois bens semipúblicos podem, sim, ser submetidos a algum grau de exclusão. Por exemplo, escolas ou hospitais podem cobrar taxas, excluindo quem não pode pagar, ainda que existam políticas públicas para minimizar essa exclusão.
B - Os bens públicos caracterizam-se por apresentarem consumo indivisível ou não-rival.
Esta alternativa está correta, pois reflete a exata definição de bens públicos, que são consumidos sem rivalidade.
C - Um mercado em concorrência perfeita não garante o rateio eficiente dos custos de produção dos bens públicos entre a população.
Correta. Os mercados em concorrência perfeita não conseguem alocar eficientemente bens públicos devido à não exclusão e não rivalidade, o que gera falhas de mercado.
D - A característica essencial dos bens semipúblicos é seu elevado conteúdo de externalidade.
Correta. Bens semipúblicos, como educação e saúde, geram externalidades positivas, pois seus benefícios são experimentados por toda a sociedade.
E - São exemplos tradicionais de bens públicos, a defesa nacional e a segurança pública, e de bens semipúblicos, os serviços de educação e saúde.
Correta. Esta alternativa fornece exemplos clássicos de bens públicos e semipúblicos.
Compreender essas características ajuda a identificar o papel do governo e por que ele intervém nos mercados para fornecer esses bens, garantindo seu acesso e financiamento. Isso se reflete em políticas públicas focadas em maximizar o bem-estar social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo