“É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471515 Português
Escrever


        Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade. Hoje repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva. Não estou me referindo muito a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossível se livrar, pois nada o substitui. E é uma salvação. Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente inútil, salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva. Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada. Que pena que só sei escrever quando espontaneamente a “coisa” vem. Fico assim à mercê do tempo. E, entre um verdadeiro escrever e outro, podem-se passar anos. Lembro-me agora com saudade da dor de escrever livros.


(Clarice Lispector. A descoberta do mundo, 1999.)
“É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossível se livrar, pois nada o substitui.” É correto afirmar que a vírgula foi empregada para separar oração
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - coordenada explicativa.

O tema central da questão é a pontuação, especificamente o uso da vírgula para separar orações. Para responder corretamente, é necessário compreender a função das orações coordenadas e subordinadas, assim como reconhecer a função explicativa em um texto.

No trecho "É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossível se livrar, pois nada o substitui", a vírgula é utilizada para separar uma oração coordenada explicativa. A oração "pois nada o substitui" fornece uma explicação sobre a afirmação feita anteriormente, justificando por que é difícil se livrar do vício da escrita.

Justificativa da Alternativa Correta:

  • A alternativa B está correta porque a vírgula separa uma oração coordenada explicativa. O uso de "pois" introduz uma explicação para a afirmação anterior, uma característica típica das orações explicativas.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - coordenada conclusiva: Esta alternativa está incorreta porque orações coordenadas conclusivas geralmente são introduzidas por conjunções como "logo", "portanto", e indicam uma conclusão, não uma explicação.
  • C - subordinada adjetiva explicativa: Esta alternativa está incorreta porque as orações subordinadas adjetivas explicativas são introduzidas por pronomes relativos e não têm a função de explicar uma afirmação anterior, mas sim de acrescentar uma informação extra sobre o antecedente.
  • D - subordinada substantiva apositiva: Esta alternativa está incorreta porque a oração subordinada substantiva apositiva explica ou complementa o sentido de um nome antecedente, sendo introduzida por conjunções integrantes como "que" e "se".

Entender a diferença entre tipos de orações e suas funções é fundamental para interpretar corretamente o uso da pontuação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

✔️ PARA AJUDAR A FIXAR

“É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossível se livrar, pois nada o substitui.” 

Coordenadas são: 3A adversativa, aditiva, alternativa + CE conclusivas e explicativas.

Por qual razão é quase impossível se livrar? Porque nada o substitui.

PORQUE - JÁ QUE - POIS - QUE - PORQUANTO...

Bons estudos

Vamos juntos!!

✍ GABARITO: B

A oração subordinada adjetiva explicativa geralmente vem separada por vírgulas.

Olha o que achei:

Oração subordinada adjetiva explicativa

Esse tipo de oração possui um caráter genérico, pois apenas acrescenta uma informação à oração principal. Isso quer dizer que se a oração subordinada adjetiva explicativa for excluída, o sentido do enunciado não é prejudicado. Além disso, ela aparece sempre separada por vírgula:

A compositora, que era sambista, compôs uma inesquecível canção.

Nesse exemplo, se retirarmos a oração subordinada adjetiva explicativa “que era sambista”, o significado da oração principal não sofre alteração:

A compositora compôs uma inesquecível canção.

No mais, as orações subordinadas adjetivas explicativas podem ser de dois tipos. Veja a seguir:

◾ Oração subordinada adjetiva explicativa desenvolvida

Os médicos, que são tão importantes para a preservação da vida, devem querer mais do que apenas ganhar dinheiro.

Os países ricos, cujos líderes se preocupam com o planeta, podem ajudar as nações pobres.

◾ Oração subordinada adjetiva explicativa reduzida

de infinitivo:

Ricardo, a reclamar, limpava a bagunça feita pelo irmão.

de gerúndio:

Mércia, gritando, pedia para a mãe comprar um doce.

de particípio:

O brinquedo, comprado pelo pai, estava sobre a mesa."

Veja mais sobre "Orações subordinadas adjetivas" em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/as-oracoes-subordinadas-adjetivasum-olhar-minucioso.htm

Para acertar, só precisas analisar esta parte:

é quase impossível se livrar, pois nada o substitui.

A primeira oração - é quase impossível se livrar- é uma declaração!

A segunda oração - pois nada o substitui- explica a primeira.

Causa Vs Explicação

Não foi treinar, pois estava cansado ( o fato de estar cansado fez com que não fosse treinar)

Entre, pois ira chover. (repare que, aqui, eu posso entrar ou não. a ação de chover só foi utilizada como argumento para que se condicionasse minha ação de entrar)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo