O uso da floresta úmida para agricultura, normalmente envol...
(FEARNSIDE, Philip. A floresta úmida tropical como um ecossistema. Disponível em http://philip.inpa.gov.br/)
Um dos problemas ambientais decorrentes das alterações sobre o ambiente natural em destaque é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A, essa questão est mais pra interpretação de texto. Mas quem tem conhecimento na área iria responder facilmente.
O uso da floresta úmida para agricultura, normalmente envolvendo desmatamento, altera radicalmente as características ecológicas, tais como a vegetação, solos, ciclos de nutrientes e diversidade de espécies. Veja que fal o tempo todp do solo.
essa foi bem elaborada
Serapilheira: Camada superficial do solo de florestas e bosques, feita de folhas, ramos etc. em decomposição, misturados à terra; manta, sarapieira, sarapueira.
Adendo.
Rios Voadores.
Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Essa umidade, nas condições meteorológicas propícias como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas.
Fonte: http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/
O que é lixiviação do solo?
Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado pela lavagem da camada superficial do solo, pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. As enxurradas provocadas pelas precipitações carregam os materiais superficiais do solo para as áreas mais baixas. Justamente por isso, esse processo é mais significativo nas regiões de maior declividade. Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-lixiviacao-solo.htm
Gabarito: a)
a) a perda de fertilidade do solo em razão da redução da serapilheira;
A serrapilheira ocorre devido a formação de matéria orgânica que recai sobre o solo em especial de origem vegetal, e sua principal papel no ecossistema é o aumento da fertilidade do solo, consequentemente a retirada da vegeração implicará na reduação da serrapilheira, que afetará na fertilidade, ocasionando a sua baixa.
b) maior formação dos rios voadores, responsáveis por chuvas no centro-sul brasileiro;
O fenômeno dos rios voadores ocorre em função da grande carga de umidade (vapor d'água) originária das florestas, através de processos biológicos como a evatranspiração. Isso implica em dizer que quanto maior a quantidade de floresta, maior será a frequência e intensidade do fenônome dos rios voadores, o que deixa, logo, em virtude do enunciado apresentar que há desmatamento a alternativa incorreta, pois, com o diminuir das florestas haverá a menor formação dos rios voadores e não a maior como apresenta a assertiva.
c) o aumento da erosão superficial decorrente da redução do processo de lixiviação do solo;
com a retirada da vegetação ocorre sim a lixiviação do solo, que é a perda dos nutrientes através do meio aquoso normalmente água, todavia, com a essa perda de vegetação esse processo se intensifica e não se reduz como diz a assertiva, se intensifica pois as raizes das arvores são as maioires fontes de absorção dos nutrientes, o que na sua ausência acaba sendo encaminhado ao subsolo de maneira direta.
d) a maior atuação da massa tropical continental sobre a região, aumentando as estiagens;
a assertiva está correta na sua conceituação, todavia, não se aplica a região norte, logo não se aplica a Rondônia, o efeito da massa tropical continental, mTc, é frequente na região centro-oeste, na região norte ocorre a fenômeno da massa Equatorial continental mEc.
e)a redução da amplitude térmica anual, com maior ocorrência do fenômeno da friagem.
As florestas são responsáves biologicamente pela regulação do clima, devido ao processo de evapotranspiração, onde devolvem umidade ao ambiente externo deixando o clima mais ameno e consequentemente influenciando na amplitude térmica deixando-a mais baixa, logo a retidara da vegetação implicará no aumento da temperatura, e, no aumento da amplitude térmica, desta forma haverá períodos de estiagem e não de friagem.
Fato é que no meu ponto de vista a questão foge bastante do conteúdo História e Geografia de Rondônia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo