Julgue o item a seguir.O inquérito é uma fase do processo pe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2523214 Direito Processual Penal

Julgue o item a seguir.


O inquérito é uma fase do processo penal em que já há uma acusação formal contra o investigado, e seu objetivo principal é provar a culpabilidade deste perante o juiz. Isso porque o inquérito é uma etapa anterior ao processo penal, em que há uma acusação formalizada. Seu propósito é reunir elementos de convicção para embasar uma eventual acusação, mas também pode resultar no arquivamento do caso se não houver indícios suficientes de autoria ou materialidade do crime.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O inquérito é administrativo!

O inquérito NÃO é uma fase do processo penal. Ele é pré-processual.

IP é procedimento administrativo e não há acusação e muito menos contraditório e ampla defesa nesse procedimento. Cabendo ao MP, cuja função principal é ser o titular da ação penal, promover os ditames da acusação.

Resposta Correta: Errado

Justificativa: O inquérito policial é uma etapa anterior ao processo penal, e não possui a função de provar a culpabilidade do investigado perante o juiz. Sua principal finalidade é reunir informações e provas para possibilitar a análise do Ministério Público sobre a existência de indícios suficientes para uma acusação formal. Caso o inquérito não reúna provas suficientes, o caso pode ser arquivado. A acusação formal ocorre somente após o inquérito, quando o Ministério Público oferece a denúncia e o processo penal é instaurado.

Trecho na Lei: Segundo o Código de Processo Penal Brasileiro, "O inquérito policial é a fase do processo destinada a apurar a existência de um crime e a autoria do fato, não tendo como objetivo a condenação do réu" (art. 4º).

Detalhes para se Atentar:

  • Início do Processo: O inquérito é uma fase inicial e não possui a função de provar a culpa diretamente.
  • Objetivo: O inquérito visa reunir provas e informações para possibilitar a acusação formal, não para condenar.

Lembre-se que o inquérito é sobre coletar informações e evidências, e não sobre provar a culpabilidade diretamente

O inquérito é informativo, ele não acusa ninguém e se já HÁ uma ACUSAÇÃO FORMAL já houve uma denúncia ou uma queixa-crime apresentada contra aquela pessoa, não se confundindo com o indiciamento que é ato privativo do delegado de polícia onde gera um APONTAMENTO e não uma ACUSAÇÃO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo