O Wireguard é uma solução para a implantação de VPN incorpo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875865 Segurança da Informação
O Wireguard é uma solução para a implantação de VPN incorporada recentemente ao kernel, do Linux, e que suporta nativamente os algoritmos criptográficos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A - CHACHA20 e BLAKE2.

O WireGuard é uma solução moderna para a implantação de VPNs (Redes Privadas Virtuais) que foi incorporada recentemente ao kernel do Linux. Um dos pontos fortes do WireGuard é o suporte a algoritmos criptográficos modernos, que são otimizados para desempenho e segurança.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa A - CHACHA20 e BLAKE2 está correta porque esses dois algoritmos são nativamente suportados pelo WireGuard. O CHACHA20 é um algoritmo de cifra de fluxo que oferece alta segurança e desempenho, e o BLAKE2 é uma função hash criptograficamente segura, considerada rápida e robusta.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

B - 3DES e AES:

Embora o AES (Advanced Encryption Standard) seja um algoritmo moderno e amplamente utilizado, o 3DES (Triple DES) já está obsoleto e não é suportado pelo WireGuard. O WireGuard foca em algoritmos mais modernos e eficientes.

C - RSA e SHA1:

O RSA é um algoritmo de criptografia assimétrica muito conhecido, e o SHA1 é uma função hash. No entanto, o SHA1 já foi considerado inseguro para muitas aplicações. O WireGuard não usa esses algoritmos em sua configuração padrão, pois prefere opções mais seguras e eficientes.

D - RSA e MD5:

Novamente, o RSA é um algoritmo de criptografia assimétrica, mas o MD5 é uma função hash que já foi considerada insegura devido a suas vulnerabilidades. O WireGuard prefere funções hash modernas como o BLAKE2.

E - 3DES e MD5:

Tanto o 3DES quanto o MD5 são considerados inseguros e obsoletos para muitas aplicações modernas de criptografia. O WireGuard não os utiliza, optando por algoritmos mais recentes e confiáveis.

Portanto, a alternativa correta é A - CHACHA20 e BLAKE2, pois estes são os algoritmos criptográficos suportados nativamente pelo WireGuard, garantindo uma combinação de segurança e eficiência.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Algoritmos usados pelo Wireguard:

CHACHA20 - criptografia simétrica

BLAKE2 - geração de hashes. (o algoritmo BLAKE foi um dos cinco finalistas do concurso para o SHA-3)

CURVE25519 - criptografia assimétrica - troca de chaves, curvas elípticas.

POLY1305 - código de autenticação de mensagens (MAC)

SIPHASH - tabelas de hashing seguras.

Gabarito: A

O WIREGUARD

é um protocolo de VPN que acelera em velocidade e simplicidade. Ele utiliza criptografia moderna como o framework de protocolo Noise, Curve25519, ChaCha20, Poly1305, BLAKE2, SipHash24, HKDF e construções seguras. O protocolo está incorporado ao Linux Kernel 5.6 e já completou uma auditoria de segurança realizada por terceiros.

O ChaCha20 pertence à família de algoritmos de criptografia de fluxo, o que significa que ele gera uma sequência de bytes pseudoaleatória chamada de fluxo, que é então combinada com os dados a serem criptografados por meio de uma operação de OU exclusivo (XOR). Essa operação de combinação é realizada bit a bit entre o fluxo e os dados, garantindo que a criptografia seja aplicada de maneira segura.

O ChaCha20 é conhecido por ser rápido e seguro, oferecendo uma boa resistência a ataques criptográficos, como ataques de força bruta e criptoanálise. Ele também é considerado seguro contra ataques de canal lateral, como ataques de tempo, que podem ocorrer em implementações criptográficas mais vulneráveis.

Além da criptografia, o ChaCha20 também é usado em conjunto com outros algoritmos, como o Poly1305, para formar uma construção criptográfica conhecida como ChaCha20-Poly1305, que é comumente usada em protocolos de segurança, como o TLS 1.3

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo