Assinale a alternativa correta sobre o texto:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2649299 Português

Leia o texto abaixo e responda às questões de 08 a 11.


É curioso como certas coisas vão acontecendo em volta da gente sem a gente perceber, e quando vê já estão aí firmes e antigas. Depois mudam, do mesmo jeito manso. Não me passava pela cabeça que alguém pudesse não gostar de tio Baltazar. Se aparecesse uma pessoa dizendo isso, para mim seria a maior surpresa do mundo. Pois eu tive essa surpresa, e aqui em casa mesmo.

Primeiro eu pensava que meu pai fosse muito amigo de tio Baltazar, não notava que quando mamãe falava do irmão com entusiasmo meu pai ficava calado ou saía de perto. A bomba estourou na minha cara um dia quando mamãe falava em tio Baltazar na mesa e meu pai tomava café calado. De repente meu pai empurra a xícara e diz:

- Chega, Vi. Já sei que ele é a Oitava Maravilha.

Dizendo isso meu pai se levanta e sai da sala.

- Não sei por que seu pai implica tanto com Baltazar – diz mamãe desapontada. Depois se arrepende e conserta: - Ah, bobagem minha. Seu pai deve estar nervoso por outro motivo.

Passei a observar, e notei que não havia só implicância da parte de meu pai, mas uma birra mal disfarçada. Agora de sobreaviso, fui notando outras coisas mais: mamãe não se abria muito em agrados com tia Dulce; tio Baltazar fingia que não notava nem a má vontade de meu pai com ele nem a antipatia de mamãe com tia Dulce.

Eu já tinha me acostumado com as antipatias de meus pais, e adotado umas regras para não agravá-las, quando de repente a situação muda de água para vinho. Como foi, eu não sei direito. Só sei que houve uma briga no cartório, tio Baltazar discutiu com o escrivão e só não bateu nele porque correu gente para separar. Depois dessa briga tio Baltazar e meu pai ficaram muito amigos, formavam uma espécie de corda-e-caçamba, até pescaria faziam juntos, meu pai preparando os anzóis.

Mamãe ficou feliz com a amizade, elogiava tio Baltazar sem constrangimento, meu pai apoiava e completava. Um dia ele disse na minha frente que tio Baltazar era homem de muita fibra e muita visão, esquecido de quando torcia o nariz a tudo quanto mamãe dizia. Depois fiquei sabendo que a briga no cartório tinha sido em defesa de meu pai. Mas a mudança não beneficiou tia Dulce; ela continuou discretamente vetada por mamãe.


(VEIGA, José J. Sombras de reis barbudos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.)

Assinale a alternativa correta sobre o texto:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a opção C, que afirma que o texto é de tipologia textual narrativa, pois apresenta ações de personagens que ocorrem em um determinado espaço e tempo.

A narrativa é um dos principais gêneros textuais, caracterizada pela presença de personagens, enredo, tempo e espaço. No texto em questão, observamos a evolução das relações familiares e o desenrolar de eventos que envolvem o tio Baltazar e os pais do narrador.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: classifica o texto como dissertativo-expositivo. Essa classificação é incorreta porque o texto não se limita a expor dúvidas ou argumentos, mas narra uma sequência de eventos e interações entre os personagens, caracterizando uma narrativa.

Alternativa B: sugere que o texto apresenta traços de tipologia argumentativa. Essa opção é inválida porque o narrador não tenta convencer o leitor sobre a dúvida em relação ao tio, mas sim relata acontecimentos de uma maneira narrativa, sem o objetivo de argumentar.

Alternativa D: afirma que predomina a tipologia descritiva. Essa alternativa é errada porque, embora haja descrições dos personagens, o foco do texto é a narrativa de ações e eventos, não apenas a descrição das características.

Portanto, a opção C é a única que se alinha corretamente à tipologia textual do fragmento apresentado. Ela reflete a essência da narrativa, que é contar uma história com personagens em ação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C - narrativo

Dica: Verbos no passado e diálogos (travessão ou aspas) dão pistas de um texto NARRATIVO, pois conta uma história. No cenário ideal, leia o texto, mas na falta de tempo você o economiza.

Textos em ou pessoa são características básicas de um texto narrativo, além de existirem personagens, uma história dando seguimento e tempo (tendo alguma duração ou período do dia por exemplo).

Revisar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo