O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235697 Ética na Administração Pública
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (24/05/2023) o julgamento da Ação Penal (AP 1025) e condenou o ex-senador Fernando Collor de Melo por crimes relacionados à BR-Distribuidora. A Presidente do Tribunal, Ministra Rosa Weber, entendeu que ficou configurado nos autos o efetivo tráfico da função pública pelo ex-senador, que se utilizou de seus apadrinhados políticos para, em troca de vantagem indevida, direcionar fraudulentamente licitações entre a UTC e a BRDistribuidora.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Jornal Folha de São Paulo Política. Charge do JCaesar. Caderno Humor

A função pública deve ser exercida seguindo os preceitos da administração pública, tendo como parâmetro o Código de ética profissional do servidor público (Decreto 1.171/1994). No desempenho de suas funções, o servidor público, quando decide entre o honesto e o desonesto, vincula sua decisão à 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA C

No desempenho de suas funções, o servidor público, quando decide entre o honesto e o desonesto, vincula sua decisão à: Ética.

A ética é o conjunto de princípios e valores que orienta o comportamento humano de forma moralmente correta. No contexto da administração pública, o servidor deve tomar decisões pautadas na ética, escolhendo o caminho que é considerado correto e justo, independentemente de oportunidades, conveniências ou interesses pessoais. O Código de Ética Profissional do Servidor Público, regulamentado pelo Decreto 1.171/1994, estabelece os padrões éticos a serem seguidos pelos servidores públicos.

Decreto 1.171/1994

II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art.37, caput, § 4°, da Constituição Federal.

Faça simulados comigo no YouTube.

LETRA C

Também poderia ser a alternativa C, moralidade...

é bem discutivel, pq a decisao se fundamenta na consciencia com base na moralidade (aquilo que é ou não certo, dentro dos valores sociais).

A questão fala sobre o inciso II:

II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

É o único que faz referência ao termo honesto e desonesto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo