No que concerne às noções de tempo histórico e de periodizaç...
Em uma concepção mítica, comum na Antiguidade, a história é entendida como uma progressão linear em direção ao futuro, enquanto a historiografia científica, surgida a partir do século XIX, entende a trajetória temporal do homem como um círculo que retorna ao mesmo ponto após um determinado período.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito da questão que aborda as noções de tempo histórico e de periodização é errado. Na concepção mítica, especialmente na Antiguidade, o tempo não era visto como uma progressão linear em direção ao futuro. Ao contrário, essa visão é mais típica da modernidade, influenciada pelo Iluminismo e pela ideia de progresso contínuo. Nas sociedades antigas, muitas vezes o tempo era compreendido de maneira cíclica, onde eventos se repetiriam em um padrão ou em ciclos.
Por outro lado, a historiografia científica, que começou a se desenvolver no século XIX com historiadores como Leopold von Ranke, busca compreender a história como um processo contínuo de mudança e desenvolvimento, rejeitando a ideia de ciclos repetitivos como explicação primária para os eventos históricos. Esta abordagem se baseia em evidências documentais e busca entender as causas e consequências dos eventos históricos em um contexto linear.
Portanto, é incorreto afirmar que a historiografia científica vê a história como um ciclo que retorna ao mesmo ponto. Essa é uma característica da visão mítica do tempo, não da científica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É o contrário. Na Antiguidade noção cíclica da história. Século XIX- progresso...
O homem está sempre em constante evolução.
,,, há um belíssimo artigo de José Américo Pessanha, cujo título é O Círculo e a Linha, livro organizado por Adauto Novaes, Tempo e História.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo