Julgue o item subsequente, acerca de conceitos de macroecono...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893294 Economia

Julgue o item subsequente, acerca de conceitos de macroeconomia. Nesse sentido, considere que a sigla PNB, sempre que empregada, se refere a produto nacional bruto.


A existência de um hiato do PNB indica que a economia está no interior da fronteira de possibilidades de produção; um pequeno hiato indica que há evolução decrescente de produção e, nesse caso, tem-se uma recessão.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre PNB.

Se há um hiato no PNB isso significa que a economia não está produzindo o tanto que deveria. Isso significa, portanto, que a economia não está utilizando todos os seus potenciais produtivos.

Podemos visualizar isso por uma fronteira de possibilidades de produção (FPP), no gráfico abaixo. Olhe só:


Tudo o que está na linha laranja (pontos A, B, C, D e E) são pontos que estão sobre a FPP. Pontos sobre a FPP indicam que a economia produzindo o máximo que pode. Já o ponto F é um ponto que está no interior da FPP. O ponto F representa um ponto onde a economia não está produzindo tudo o que pode. Por isso, existe aqui um hiato.

Se em um ano a economia produz no ponto C e, no ano seguinte ela produz no ponto F, isso significa que de um ano para outro ela produziu menos, o que caracteriza um decréscimo na produção e, portanto, uma recessão.


Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO.

 

A diferença entre o PIB potencial e o PIB efetivo está na intensidade com a qual os fatores de produção disponíveis são utilizados, e essa diferença é conhecida como hiato do produto. O hiato do produto é definido pela diferença entre o PIB efetivo e o PIB potencial, segundo a seguinte expressão: ht = PIBef - PIBpt. Se o hiato for positivo, a demanda agregada (PIB efetivo) estará acima da oferta agregada (PIB potencial) e haverá pressão sobre o nível de preços da economia; se negativo, a demanda estará abaixo da oferta e haverá fatores produtivos ociosos, o que tende a gerar queda nos preços.

O PIB efetivo é o que realmente se produz em dado período de tempo. O PIB efetivo mostra as oscilações do PIB real no curto prazo. Tais oscilações indicam que, no curto prazo, o objetivo do crescimento pode ter sido sacrificado por restrições de natureza interna (combate à inflação) e/ou externa (ajuste do balanço de pagamentos). O PIB efetivo apresenta trajetória cíclica e flutua irregularmente em torno do PIB potencial, oscilando entre um período de pico (expansão econômica) e um período de queda (recessão econômica).

Ajuda, Luciano: Não precisaria diferenciar se o hiato é negativo ou positivo?

Eu não entendi o gabarito.

 

1 - A existência de um hiato no PNB indica que há uma diferença entre o PNB efetivo e o PNB potencial. Essa diferença pode ser positiva ou negativa. Se PNBef > PNBpt a economia estará acima da Fronteira de Possbilidades de Produção.

2 - Considerando que há um hiato deflacionário (PNBef < PNBpt), há uma recessão. No entanto, a depender da inclinação da curva, a evolução pode ser crescente ou decrescente.

 

Agradeço caso alguem esclareça o enunciado.

Pelo que já estudei, na Cespe, questão incompleta não é questão errada. O fato de omitir se o hiato é positivo ou negativo não invalida a questão.


A existência de um hiato do PNB PODE SIM INDICAR que a economia está no interior da fronteira de possibilidades de produção; E CONSEQUENTEMENTE um pequeno hiato indica que há evolução decrescente de produção e, nesse caso, tem-se uma recessão.

A existência de um hiato do PNB indica que a economia está no interior da fronteira de possibilidades de produção: o HIATO do PNB mede o quanto o PIB efetivo (bens e serviços finais produzidos por uma economia em um determinado período de tempo) excede o PIB potencial (o quanto a economia poderia produzir utilizando altas taxas de recursos). A economia, portanto, está no interior da fronteira de possibilidade de produção (FPP) porque a demanda supera a capacidade ofertada do produto.

Um pequeno hiato indica que há evolução decrescente de produção e, nesse caso, tem-se uma recessão: a evolução decrescente analisada pela existência do hiato introduz à Lei dos Rendimentos Decrescentes, uma vez em que a unidade de trabalho acrescentada diminui a produção marginal.


CERTO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo