O administrador deve estar atento às tendências, de modo a p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2023 - UFPA - Administrador |
Q2235705 Administração Geral
O administrador deve estar atento às tendências, de modo a preparar sua organização para os novos desafios que surgem, por meio de novas tecnologias, novas condições sociais e culturais ou novos produtos e serviços. Além disso, deve pensar globalmente (ver o mundo) e agir localmente (atuar na empresa). Bateman e Snell (1998) e Katz (1955) identificaram habilidades consideradas importantes para os gerentes. De acordo com os autores, elas são conhecimentos específicos que resultam de entendimento, informação, prática e aptidão.
Acerca das habilidades de um administrador, analise as afirmativas seguintes.
I. O reconhecimento de questões complexas e dinâmicas, de modo que o administrador enfoque exclusivamente nos objetivos e nas necessidades do seu departamento e grupo imediato, consiste na habilidade vivencial.
II. As habilidades humanas e de comunicação estão ligadas à maneira como os gerentes lidam com as pessoas, através da forma como se comunicam, compreendem suas atitudes e motivações e exercem a liderança. Essa habilidade se aplica unicamente ao nível operacional.
III. O futurismo é uma habilidade capaz de aceitar desafios, assumir riscos e possuir um senso de inconformismo sistemático. Essa habilidade exige do administrador que mapeie os futuros impactos sobre a organização, de modo a invariavelmente conseguir evitá-los.
IV. À medida que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidade conceitual.
Está(ão) correta(s) 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as habilidades do administrador. Nesse sentido, julgue as afirmativas e assinale a alternativa que indica qual ou quais estão corretas. 

Antes de verificar os itens com as afirmativas, vejamos um pouco sobre o assunto destacado nesta questão. 

Robert Katz é um dos principais nomes no que diz respeito aos estudos das habilidades gerenciais, responsável por retomar e aprofundar as ideias de Henri Fayol. Ele, Katz, dividiu as habilidades gerenciais em três categorias, como apresenta Maximiano (2018), São elas:

Habilidade técnica: é a habilidade intimamente relacionada com a atividade específica do gerente. Estão relacionados às habilidades técnicas, os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das atividades que estão no campo da sua área especializada do gestor.

Habilidade humana: é a área que envolve a compreensão das pessoas e das suas necessidades, interesses e atitudes. Tem a ver com a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas.

Habilidade conceitual: é a habilidade que envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e usar, a partir disso, o intelecto para formular estratégias. A criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são representações da habilidade conceitual.

De acordo com Chiavenato (2014, p.10): "à medida que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidades conceituais. Os níveis inferiores requerem considerável habilidade técnica dos supervisores para lidar com os problemas operacionais concretos e cotidianos da organização."

Agora analisemos as afirmativas:


I - incorreta. Primeiro que habilidade vivencial não é destacada pelos autores. Segundo, a descrição remete à habilidade conceitual.   


II - correta. Realmente, a ideia trazida aqui remete às habilidades humanas.


III - incorreta. Novamente, não se trata de uma habilidade do administrador segundo os autores citados. Além disso, as marcas apresentadas aqui remetem às habilidades conceituais.  


IV - correta. Esta afirmativa coaduna com o que Chiavenato leciona. 


Podemos concluir que a alternativa correta é a C. 


GABARITO: C


Referências:

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. C

Para Chiavenato, “habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado”. Segundo Rorbert L. Katz, os administradores necessitam de três habilidades fundamentais para desempenharem bem os seus papéis: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

Habilidades técnicas: Como o próprio nome já diz, são aquelas habilidades relacionadas à utilização de algum conhecimento técnico e/ou especializado para a execução do trabalho. Estão diretamente relacionadas com o “fazer”. Por exemplo, quando um contador elabora um balanço patrimonial (ele está utilizando uma capacidade técnica), ou quando um engenheiro manipula um equipamento específico. Essas habilidades podem ser aprendidas, através de cursos e treinamentos. São habilidades mais utilizadas no nível operacional (supervisores) e na execução das tarefas (funcionários e operários). Por exemplo, o contador deve saber elaborar um balanço patrimonial.

Habilidades humanas: Relacionam-se às habilidades de relacionamento interpessoal do administrador. Referem-se às habilidades de comunicação e de relacionamento com as outras pessoas. Essas habilidades estão relacionadas com a capacidade do administrador de liderar, motivar, coordenar e influenciar grupos ou pessoas.

Por se tratarem de habilidades importantes a um bom desempenho da liderança, são necessárias aos três níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional). Contudo, em especial, vale destacar que são habilidades fundamentais ao nível tático, onde encontram-se os gerentes, que atuam como o “elo de ligação” entre o nível estratégico e o nível operacional. Para tanto, os gerentes precisam motivar os subordinados, liderando-os e gerenciando-os com o objetivo de

alcançar os resultados pretendidos pela organização.

Habilidades conceituais: Essas habilidades envolvem uma visão sistêmica da organização (visualizar a organização como um todo). É necessário que o administrador tenha facilidade em trabalhar com ideias, abstrações e “conceitos”. Estão diretamente relacionadas com o pensar. São capacidades mais “sofisticadas”, envolvem o diagnóstico de situações e a capacidade de interpretar situações, identificar oportunidades e planejar o futuro da organização. Portanto, são habilidades indispensáveis ao nível estratégico da organização.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração, 3ª edição. Barueri, Manole: 2014, p. 29

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo