Civilizações indígenas (1500-1556) As terras que hoje con...
Civilizações indígenas (1500-1556)
As terras que hoje constituem o município de Viçosa eram compostas, antes da chegada dos brancos e negros, por mata atlântica ___________ de difícil __________, o Rio Paraíba e seus ___________ – Riacho do Meio, Caçamba e Gurungumba.
Os habitantes da então região eram os cambembes – uma subtribo dos caetés. Esses índios viviam em constantes conflitos com os cariris e outras tribos tapuias das caatingas, e como Viçosa está no limite da zona da mata esses conflitos ocorriam principalmente em períodos de longa seca, uma vez que os índios das caatingas vinham a Viçosa à procura de água e alimentos abundantes na região.
No dia 16 de junho de 1556, o primeiro bispo do Brasil – Pero Fernandes Sardinha – e seus companheiros naufragaram no litoral de Alagoas. Os caetés, por sua vez, habitantes da região, seguindo os seus costumes, devoraram toda a tripulação. O reino de Portugal, diante desta situação, declarou os caetés como inimigos e estes deveriam ser exterminados, incluindo também os Cambembes. Quase todos foram mortos, os poucos que conseguiram sobreviver fugiram para as caatingas. Viçosa ficou praticamente desabitada.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vi%C3%A7osa_(Alagoas). Acesso em: 21 out. 2024.
Considerando-se o texto e os aspectos gramaticais que o constituem, dadas as afirmativas,
I. As lacunas que aparecem no primeiro parágrafo do texto podem ser preenchidas, respectivamente, de acordo com a norma-padrão, com as palavras: “espessa”, “acesso” e “afruentes”.
II. Em: “Esses índios viviam em constantes conflitos com os cariris e outras tribos tapuias das caatingas...” (2º parágrafo), o pronome sublinhado é demonstrativo de primeira pessoa e representa no espaço proximidade da pessoa que fala.
III. Em: “– e seus companheiros naufragaram no litoral de Alagoas” (3º parágrafo), o pronome possessivo concorda em gênero e número com a coisa possuída (companheiros), e em pessoa com o possuidor (o primeiro bispo do Brasil).
verifica-se que está/ão correta/s