Acerca dos conceitos de teoria econômica, julgue o item subs...
Acerca dos conceitos de teoria econômica, julgue o item subsequente.
Enquanto, no longo prazo, a oferta agregada é consequência do
produto potencial da economia, no curto prazo, ela é explicada
pelos preços e pelas relações salariais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"Enquanto, no longo prazo, a oferta agregada é consequência do produto potencial da economia,..."
Esta é a visão "clássica" da oferta agregada, nesta concepção os preços (inclusive salários) são, totalmente, flexíveis e, portanto, a economia sempre se encontra no pleno emprego dos fatores produtivos, isto é, ela produz seu respectivo produto potencial, tudo que ela pode produzir. A curva de oferta é uma reta vertical, pois independe dos preços.
"...no curto prazo, ela é explicada pelos preços e pelas relações salariais."
Esta é a visão keynesiana da curva de oferta, a qual concebe uma curva de oferta positivamente inclinada e, portanto, influenciada por variações nos preços. Essa concepção baseia-se na ausência do pleno emprego (devido à rigidez salarial de curto prazo) e, dessa forma, as firmas respondem aumentando o emprego e a produção conforme o preço se eleva. Cabe lembrar que, também, para a teoria keynesiana, a curva de oferta se verticaliza conforme se aproxima do pleno emprego.
Nada de errado em nenhuma das duas partes.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na macroeconomia a teoria de Jonh Keyne é aplicada a curto prazo, sendo que esta teoria defende que o salário nominal deve ser fixo e o salário real flexível. A oferta agregada deve ser igual à demanda agregada.
A longo prazo é aplicada a teoria clássica, que enfatiza que tanto o salário nominal e o salário real devem ser flexíveis. O que determina demanda é a oferta (Lei de say).
Essa simples questão cobrou conhecimento profundo sobre as diferenças de clássicos e keynesianos, aquela é aplicada a longo prazo e esta a curto prazo
CERTO.
No longo prazo, oferta agregada cria sua própria demanda (Lei de Say); preços e salários automaticamente ajustados pela mão invisível do estado.
No curto prazo, impera a lei da demanda efetiva (oposto da lei de Say), com preços e salários influenciando o nível de renda e emprego.
Oferta agregada no longo prazo é consequência do produto potencial da economia: o produto potencial mensura o nível de produto real que a economia poderia produzir operando com altas taxas de utilização dos recursos. Dessa forma, a produtividade real não depende do preço, pois a produção vai se ajustando até se adequar à demanda. Utiliza-se, portanto, a Lei de Say (PRODUTO = RENDA = DESPESA).
Oferta agregada no curto prazo é explicada pelos preços e pelas relações salariais: aqui são utilizadas as leis da microeconomia (ceteris paribus), como a Teoria da Má Percepção e a Teoria dos Salários/Custos/Preços rígidos. A primeira defende, basicamente que o aumento de preços causa a má percepção do mercado daquele setor e, assim, utiliza-se a lei da oferta. A segunda basicamente defende a rigidez de preços quando utilizados por meios de contratos ou da burocracia.
CERTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo