Segundo Duckc (1999), a mudança organizacional representa qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2023 - UFPA - Administrador |
Q2235710 Administração Geral
Segundo Duckc (1999), a mudança organizacional representa qualquer alteração na relação entre a organização e o meio ambiente, que possa trazer consequências na eficiência e/ou eficácia organizacional. Os estimuladores de uma mudança podem ser atribuídos por uma exigência do mercado, avanços tecnológicos ou simplesmente por uma estratégia da organização, desencadeada por algum objetivo específico. Em relação ao assunto, julgue as afirmativas a seguir.
I. Uma estratégia de gerenciamento da mudança deve necessariamente priorizar aspectos referentes às pessoas. Muitas estratégias de processo de mudança falham porque desmembram a mudança organizacional, assim como as suas técnicas, das mudanças humanas e culturais, ou seja, as pessoas.
II. A resistência à mudança é um fenômeno sistêmico, sendo que, nas organizações, as forças presentes nesse sistema afetam igualmente todos os níveis hierárquicos, não sendo apenas um privilégio dos indivíduos pertencentes à base da pirâmide.
III. Incentivos à inovação de processos, programas de autonomias gerenciais e trabalho em equipe são alguns exemplos de atividades de mudança planejada, direcionadas para responder às mudanças no ambiente externo da organização.
IV. Identificar variáveis do contexto que estariam provocando as mudanças, sejam contínuas ou descontínuas, apresenta-se como uma vantagem para os gerenciadores da mudança.
Está(ão) correta(s) 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder à questão faz-se necessário conhecimento em Administração, mais especificamente em Mudança organizacional.

Vamos às explicações.
A mudança deve ser encarada como um processo permanente, contínuo, uma necessidade de atualização que gera atualização. A reprodução de modelos passados representa a contradição de uma cultura a ser sustentada pela inovação e, portanto, voltada para o futuro". (VIEIRA, 2003).
DUCK (1999) trabalha com o conceito de que as empresas estão cheias de sobreviventes da mudança, que são pessoas que aprenderam a conviver com os programas de mudança, sem de fato mudarem a si mesmas. Sendo assim, os gerentes precisam desenvolver novas maneiras de raciocinar sobre as mudanças nas organizações atuais, fazendo críticas construtivas desdobrando a mudança em pequenas fatias.
Planejada ou não, a mudança organizacional, segundo DUCK (1999), representa qualquer alteração na relação entre a organização e o meio ambiente, que possa trazer consequências na eficiência e/ou eficácia organizacional.
Dessa forma a mudança organizacional refere-se a alterações entre a organização e o meio ambiente, que possa trazer consequências. Alguns incentivadores de mudança podem ser vinculados a exigência do mercado, tecnologia, estratégia da organização dentre outros.
Posto isso, vamos às alternativas
I. Certo. De fato, uma estratégia de gerenciamento da mudança deve necessariamente priorizar aspectos referentes às pessoas. Esse é um fator crítico de sucesso da mudança.
II. Certo. Realmente a resistência à mudança trata-se é um fenômeno sistêmico, sendo que, seus impactos influenciam todos os níveis hierárquicos.
III. Errado. Os Incentivos à inovação de processos, programas de autonomias gerenciais e trabalho em equipe são alguns exemplos ações direcionadas para responder às mudanças no ambiente interno da organização, não sendo por si, alternativas completas para se responder ao ambiente externo.
IV. Certo. Realmente, apresenta-se como vantagem para os gerenciadores da mudança a Identificação de variáveis do contexto que estariam provocando as mudanças, sejam contínuas ou descontínuas.

Gabarito do Professor: Letra “D".

Fonte:
VIEIRA, E. F.; VIEIRA, M. M. F. Estrutura Organizacional e Gestão do Desempenho nas Universidades Federais Brasileiras. Revista de Administração Pública (Impresso), Rio de Janeiro, v. 37, n.4, p. 899-920, 2003.
DUCK, J. D. Gerenciando a mudança: a arte do equilíbrio. In: Harvard Business Review, Mudança. Rio de Janeiro: Campus, 1999. P.56-79.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab d

Gab. Letra D

O item III está incorreto pois incentivos à inovação de processos, programas de autonomias gerenciais e trabalho em equipe na verdade são estratégias internas que podem ser usadas para melhorar a eficiência operacional e a capacidade de adaptação da organização, mas não são, por si só, uma resposta direta às mudanças externas.

A resistência a mudanças afeta todos os níveis hierárquicos de forma igual? Não sabia disso.

A resistência a mudanças afeta todos os níveis hierárquicos de forma igual? Não sabia disso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo