Acerca das informações e dos gráficos apresentados e conside...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893312 Economia

    Os gráficos a seguir mostram o resultado primário e o resultado nominal do setor público no Brasil, em proporção do PIB, assim como a dívida líquida do setor público, também tendo o PIB como base.




Internet: <www.bcb.gov.br>

Acerca das informações e dos gráficos apresentados e considerando os conceitos de contabilidade fiscal, julgue o item subsecutivo.


A diferença entre resultado primário e resultado nominal indica a despesa com os juros reais incidentes sobre a dívida líquida do setor público.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema de Economia do Setor Público, mais especificamente sobre os conceitos de resultados fiscais do governo.

Vamos analisar, destacando os erros com sublinhado:

A diferença entre resultado primário e resultado nominal indica a despesa com os juros reais incidentes sobre a dívida líquida do setor público.

A questão poderia ficar correta de duas formas:

* A diferença entre resultado primário e resultado OPERACIONAL indica a despesa com os juros reais incidentes sobre a dívida líquida do setor público.

* A diferença entre resultado primário e resultado nominal indica a despesa com os juros NOMINAIS incidentes sobre a dívida líquida do setor público.

Lembrem-se: resultado primário - resultado operacional - resultado nominal.

O resultado operacional, conceito criado durante o período de hiperinflação por necessidade, considera apenas as despesas com juros reais, desconsiderando a inflação. Esta é apenas considerada no resultado nominal.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo o sítio do BACEN, o resultado primário corresponde ao resultado nominal excluída a parcela referente aos juros nominais (juros reais mais atualização monetária) incidentes sobre a dívida líquida .

 

 

A questão ficaria correta se no lugar de resultado nominal, tivesse resultado operacional.

Resultados:

1) Nominal: Variação líquida da dívida pública (corresponde ao resultado nominal das contas do setor público, ou seja, está incluso o efeito da inflação e do pagamento de juros sobre o fluxo de receitas e despesas do governo);

2) Operacional: Primário + juros - inflação (corresponde ao resultado primário das contas públicas adicionado o pagamento de juros e excluindo-se o efeito da inflação);

3) Primário: Resultado "real": RLG (T-G) [- juros - inflação]: (corresponde ao resultado real (ou primário) das contas públicas, ou seja, excluindo-se a despesa com juros, que o Governo tem que pagar sobre as suas dívidas, e a inflação.

"Com as altas taxas de juros praticadas, o acompanhamento do resultado no conceito operacional vem sendo cada vez mais relevante, uma vez que a despesa com juros representa uma grande fonte de gastos para o Governo. A medida que a estabilidade de preços for se firmando no país, o conceito de resultado nominal ganhará maior relevância, pois o efeito diminuto da inflação deverá dar novo sentido a essa estatística - tendendo a substituir, em importância, o conceito operacional."

A diferença entre resultado primário e resultado nominal (operacional) indica a despesa com os juros reais incidentes sobre a dívida líquida do setor público.

O resultado operacional é igual ai déficit primário mais despesas com juros reais.

Gab: errado.

Esse resposta tem que ser certa. Veja que ele não disse que era só os juros. E o Cespe sempre não diz que quando não completar a resposta é certa. Ou seja ele não restringiu aos juros. Então o Cespe está de brincadeira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo