Acerca das informações e dos gráficos apresentados e conside...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893314 Economia

    Os gráficos a seguir mostram o resultado primário e o resultado nominal do setor público no Brasil, em proporção do PIB, assim como a dívida líquida do setor público, também tendo o PIB como base.




Internet: <www.bcb.gov.br>

Acerca das informações e dos gráficos apresentados e considerando os conceitos de contabilidade fiscal, julgue o item subsecutivo.


O resultado primário requerido para manter estável a dívida pública como proporção do PIB será tão maior quanto mais elevado for o nível de endividamento do país.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre déficit público.

Suponha que a taxa de juros está constante (sei lá, 6% ao ano). Quanto maior for a dívida, maior será o valor pago em juros por ela, certo?

Por exemplo, 6% em cima de 5 bilhões é uma coisa. Mas 6% em cima de 50 bilhões é outra!

Portanto, quanto maior a dívida, maior o valor dos juros pagos por essa dívida. E, falando em pagar os juros, o resultado primário tem justamente esse objetivo: refletir o esforço fiscal do governo para pagar os juros da dívida.

Ao obter o resultado primário, o governo considera suas receitas e despesas não financeiras. Se as receitas não financeiras superarem as despesas não financeiras, o governo terá um superávit primário, que poderá ser utilizado para pagar os juros da dívida.

Portanto, quanto maior o montante dos juros, maior deve ser o resultado primário para pagar esses juros.

Por isso, quanto maior o endividamento do país, maior será o resultado primário que se precisará obter para que a relação dívida/PIB se mantenha constante, afinal, maior será a despesa com juros sobre a dívida.


Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resultado primário: 

Diferença entre as receitas e despesas do setor público, não computadas as despesas com “rolagem da dívida” e operações de crédito ativas e passivas. Reflete o esforço fiscal do governo.

fonte: http://www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado/Glossario?letra=R

A sustentabilidade do endividamento público é dada a partir da relação dívida/PIB.

Para manter a estabilidade da dívida é necessário ter um resultado primário satisfatório de modo que possa adimplir o montante desse passivo. Em outras palavras, quanto maior for o endividamento público, maior será a necessidade de melhor resultado primário.

GABARITO: CERTO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo