Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a his...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893323 Economia

Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue o item subsequente.


O segundo Programa Nacional de Desenvolvimento (II PND), ao reconhecer a vocação do país como exportador de alimentos e de produtos agrícolas industrializados, estabeleceu metas para a agricultura: expansão da fronteira agrícola, principalmente para o Centro-Oeste, e modernização das culturas nas áreas já cultivadas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão de Economia Brasileira, tratando do II PND do governo Geisel, durante a ditadura civil-militar, e suas respectivas ações de desenvolvimento econômico.

Vamos analisar:

O II PND se insere no contexto do primeiro choque do petróleo de 1973 e seu consequente impacto para o resultado do balanço de pagamentos devido a grande dependência externa da economia brasileira, aprofundada durante o "Milagre Econômico". A resposta para esse cenário adverso poderia ser recessiva ou uma "fuga pra frente", esta última opção foi adotada pelo governo.

Dessa forma, para estimular as exportações e melhorar o resultado da balança comercial no balanço de pagamentos, foram adotadas, pelo II PND, medidas para desenvolver a infraestrutura e contribuir - por exemplo, mas não só - para a competitividade agrícola, tanto para fornecimento ao mercado interno quanto externo.

A implantação da "Revolução Verde" no Brasil durante os anos 70, por meio de um processo de "modernização conservadora" com manutenção e aprofundamento da concentração fundiária, de fato, promoveu a expansão da fronteira agrícola para o Centro-Oeste e Norte do país, bem como a adoção de melhorias tecnológicas e técnicas na produção agropecuária. A criação da Embrapa, por exemplo, data de 1973.

Observação: Dizer que o II PND reconhecia "a vocação do país como exportador de alimentos e de produtos agrícolas industrializados" é, no mínimo, forte, tendo em vista que esse plano de desenvolvimento econômico apoiava fortemente, também, as exportações de produtos manufaturados e semimanufaturados para diversificar a pauta exportadora justamente. Além de ser muito ousado no intuito de completar a segunda revolução industrial no país. Porém, esse detalhe não invalida a questão.


Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O II PND se insere em uma "queda do cavalo" atrasada em décadas no Brasil, isto é, que o ditado "não pôr os ovos todos numa cesta só" também vale para o nível macroeconômico. Assim, encurralados pela crise do Petróleo de 1973, os formulados de políticas econômicas entenderam o que o Pentateuco dizia aos judeus mais de 30 séculos antes: pode fazer do estrangeiro seu dependente, mas não seja o dele (dito em termos de dar emprestado, mas não tomar emprestado do estrangeiro).

Afinal, com a balança comercial deteriorada, as importações encarecidas pelo choque, e o país sem segurança nacional interna neste quesito, o povo sofreria as consequências.

Criou-se, então, cenários para contornar isso, aliado a uma noção de que não bastava a industrialização, mas era preciso investir no potencial agrícola do país (ao que os seus antecessores tinham certo preconceito, achando que os antigos, que nisso se concentravam, eram menos espertos só por serem antigos).

CERTO.

Avisem-me qualquer erro.

Não desista, este é o seu calvário! "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX

Questão certa.

A Estratégia Agropecuária do II PND buscava “efetivar a vocação do Brasil como supridor mundial de alimentos, matérias-primas agrícolas e produtos agrícolas industrializados”.

Além disso, o plano enfatizou que “o Brasil, no quadro mundial, é um dos poucos países ainda com ampla disponibilidade de espaço. A ocupação de novas áreas deverá continuar, como processo importante da expansão da agropecuária, dada a existência de terras relativamente férteis para deslocamento da fronteira agrícola”.

O Plano também menciona que “o extraordinário dinamismo do setor não agrícola da economia criou condições para tornar viável a modernização agrícola progressiva nas áreas já ocupadas”.

Fonte: II PND, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/anexo/ANL6151-74.PDF

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo