Consiste em um registro que resume os acontecimentos e(ou) ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao documento que faz um resumo dos acontecimentos e (ou) as decisões obtidas em uma reunião e que visa relatar os fatos, impedindo alterações futuras.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra A
BIZU:
relata
Portaria = É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência.
Ata = Relato fiel de fatos ocorridos e decisões tomadas durante reuniões e assembleias, segundo pauta previamente estabelecida, garantindo a posterior execução dos acordos ali tratados. É geralmente registrada em livro próprio e, ao final da reunião, costuma ser assinada pelos participantes.
Memorando=Comunicação ágil e fundamentalmente interna, feita entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sendo elas de mesmo nível ou de níveis diferentes. O caráter pode ser administrativo ou envolver projetos, ideias e diretrizes a serem adotados em certa instância do serviço público (comunicação interna)
Ofício=É como são feitas as comunicações administrativas entre autoridades ou entre autoridades e particulares, tendo como foco assuntos oficiais.
- A terceira edição do Manual de Redação --> houve a extinção do aviso e memorando, e a implantação do chamado “padrão ofício” como documento oficial único.
tipo de correspondência: Oficial - entre órgãos do serviço público civil e militar
espécie de documento: Ofício
GABARITO: LETRA A
Ata: é o RESUMO escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.
- Redigidas sem deixar espaços, sem fazer parágrafo para impossibilitar acréscimos.
- A ata é redigida por um secretário efetivo do órgão ou, NA FALTA DESSE, por um secretário “ad hoc”, isto é, eventual, designado na ocasião ou somente para ela.
- Na ata, não se admitem rasuras, admitindo-se a RESSALVA de erros constatados durante a redação.
- Em caso de contestações ou emendas ao texto apresentado, a ata só poderá SER ASSINADA depois de aprovadas as correções.
- Assinam a ata, geralmente, todas as pessoas presentes à reunião, e, ÀS VEZES, ela é assinada somente pelas pessoas que presidiram a sessão (presidente e secretário).
FONTE: QC
O documento adequado para registrar as discussões e deliberações da reunião mencionada no documento hipotético é a ata.
A ata é um instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Esse documento deve ser escrito seguidamente, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou entrada de parágrafo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo