A oximetria de pulso detecta, de forma contínua, a frequênc...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686209
Medicina
Texto associado
O pediatra está de plantão em uma maternidade da periferia de uma grande cidade. Na madrugada, uma gestante em período expulsivo dá entrada nessa maternidade. A mãe levou seu cartão de pré-natal com preenchimento adequado e com consultas regulares, mas, para sua surpresa, a idade gestacional é compatível com 33 semanas pela DUM.
A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
A oximetria de pulso detecta, de forma contínua, a
frequência de pulso, mas demora para detectá-la e
subestima a frequência cardíaca (FC), podendo levar a
um aumento desnecessário de intervenções para o
neonato, na sala de parto.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão aborda o uso da oximetria de pulso em neonatos, especificamente no contexto de parto prematuro. O uso de oximetria de pulso é um método comum e não invasivo de monitorar a saturação de oxigênio no sangue de um paciente, e também pode fornecer informações sobre a frequência de pulso.
No entanto, a afirmação de que a oximetria de pulso "demora para detectar e subestima a frequência cardíaca (FC), podendo levar a um aumento desnecessário de intervenções para o neonato, na sala de parto" é incorreta. Estudos mostram que a oximetria de pulso, na verdade, fornece uma leitura rápida e precisa da frequência cardíaca em neonatos. Portanto, a oximetria de pulso pode ser uma ferramenta importante para a detecção precoce de problemas cardíacos ou respiratórios em neonatos, permitindo intervenções médicas oportunas e adequadas. Portanto, não é correto dizer que isso pode levar a um aumento desnecessário de intervenções.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo