No método PEPS, a saída de estoque é sempre das unidades de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q17503 Administração de Recursos Materiais
Quanto à administração de materiais, julgue os seguintes itens.
No método PEPS, a saída de estoque é sempre das unidades de mercadoria mais antigas, ficando no estoque as mais recentes.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PEPS e UEPS são dois critérios para determinar o valor do estoque final de uma empresa.Para determinar o valor do estoque em uma determinada data, foram criados diversos métodos de avaliação de estoques como o PEPS, UEPS, MPM, onde temos:PEPS - primeiro que entra, primeiro que sai (do ingles, FIFO - first in, first out) - as compras para reposição de estoque são feitas em diversas datas e estas compras são registradas no estoque pelo custo de aquisição. As primeiras compras são as primeiras a sair no momento da venda. Para cada venda haverá a respectiva baixa do estoque pelo preço de custo e com isso o valor do estoque fica atualizado pelo valor das ultimas entradas.UEPS - ultimo que entra, primeiro que sai (do ingles, LIFO - last in, last out) - as primeiras compras que entram são as ultimas que saem. Por consequencia, o valor do estoque final do período é valorado pelas primeiras aquisições, tendendo a aumentar o valor do estoque comparando com metodo PEPS.MPM (média ponderada móvel) - é o metodo mais utilizado no Brasil. Consiste em avaliar o estoque pelo custo médio de aquisição, apurado em cada entrada de mercadorias, ponderando-se as quantidades adicionadas pelas anteriormente existente.Dependendo do método chegará a um valor de estoque final diferente. Considerando o fato que existe inflação e que os preços sempre tendem a aumentar, pelo PEPS você terá o menor valor de estoque, o MPM um valor intermediário e pelo UEPS um valor maior dos tres metodos. Em épocas de deflação, isso inverte.A lei 6.505/76 (lei das sociedades anonimas) adota o critério "custo ou mercado, dos dois o menor". O valor do estoque determinará o CMV (custo da mercadoria vendida) e quanto maior for o valor do estoque resultará em um CMV maior e consequentemente irá gerar um menor lucro das operações de venda. Traduzindo, a empresa pagará menos impostos. Por isto o fisco não permite o uso do UEPs mas nada impede o seu uso apenas para efeitos interno da empresa. Do meu ponto de vista, o UEPs gera um lucro ilusório. O mais apropriado é o MDM para epocas de inflação controlada ou o PEPS para hiperinflação, são mais realistas para uma tomada de decisão gerencial e formação de preço de venda.A matéria que estuda isso é contabilidade de custos e existem dezenas de bons livros sobre o assunto. O calculo dos tres metodos é bem simples, são contas aritméticas básicas.
Com relação a contabilidade de custos, SÓ COMPLEMENTADO O COMENTÁRIO DA NOSSA COMPANHEIRA, do estoque poderá ocorrer a saída das mercadorias mais recentes que foram compradas, mas o CUSTO será o das mais antigas no PEPS, porém na administração de materiais, A ENTRADA E SAÍDA DE MATERIAIS DEVE SER CUMPRIDA A RISCA, PELO MÉTODO PEPS OU UEPS. E A lei DA SOCIEDADES POR AÇÕES É A 6.404/76 ...

O sistema PEPS  significa: o primeiro que entra é o primeiro que sai, isso faz gerar rotatividade do estoque que por consequência diminui a incidência dos produtos estarem vencidos, por exemplo.

É possível resolver a questão utilizando-se de um pequeno artifício, ou seja, fazendo na prática.

PEPS ou FIFO: O primeiro a entrar é o primeiro a sair.

Vejamos:

1 º - Entrou 10 itens.

2º - Entrou 20 itens, sendo que esses últimos são mais recentes do que aqueles 10 primeiros.

3º - Entrou 40 itens, logo esses são mais recentes que todos os outros.

Via de regra, sairá os itens que entraram primeiros, ou seja, aqueles dez, ficando, com isso, os mais recentes e saindo de acordo com sua entrada.

Um abraço!
PEPS – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, os estoques são
avaliados de acordo com a baixa dos itens do estoque pelo valor das
unidades mais antigas para as mais recentes. Desta forma o saldo do
estoque sempre fi cará valorizado pelos preços de custo mais atuais.
É de simples execução, mas necessita do controle dos saldos do
material de acordo com seus preços de custo, variáveis a cada aquisição.
Neste método só poderemos dar baixas do estoque mais atual após o
término do estoque mais antigo.

Observe que o estoque fi cará valorizado pelo preço de aquisição
mais recente.


Em economias infl acionárias este método não é atrativo para o
empresário, visto que seu estoque fi cará valorizado sempre pelo
valor mais alto, conseqüentemente pagará mais imposto sobre o
mesmo.

Apesar deste método não ser muito utilizado para avaliação do
preço de custo dos estoques, seu princípio é largamente utilizado
na movimentação dos materiais, onde a ordem de saída é sempre
do mais antigo para o mais recente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo