O que é a Instrumentalidade do Serviço Social?

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: FUNPAPA Prova: AOCP - 2018 - FUNPAPA - Arte Educador |
Q1088828 Serviço Social
O que é a Instrumentalidade do Serviço Social?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

A questão central aborda a Instrumentalidade do Serviço Social, um conceito fundamental para entender como a profissão de Serviço Social atua para promover mudanças nas relações sociais e no cotidiano das pessoas. Este conceito é crucial para os assistentes sociais, pois está diretamente relacionado à capacidade de transformar e reconfigurar realidades sociais através de práticas profissionais.

A Instrumentalidade do Serviço Social refere-se à maneira como a profissão adquire e utiliza seus instrumentos e técnicas para intervir em realidades sociais, buscando transformações no nível das relações interpessoais e sociais. Desse modo, os assistentes sociais devem ser capazes de compreender a complexidade das relações sociais e utilizar métodos e técnicas específicas para promover mudanças positivas.

Justificativa para a Alternativa Correta (D): A alternativa D descreve a instrumentalidade como a capacidade da profissão de modificar e transformar o cotidiano e as relações sociais, o que está em perfeita concordância com o conceito. A instrumentalidade é uma propriedade inerente à prática do serviço social, permitindo que os profissionais intervenham efetivamente na realidade social.

Análise das alternativas incorretas:

A: Trata do funcionamento das entidades de assistência social, mas isso se refere à organização administrativa e não à instrumentalidade da profissão.

B: Diz respeito à gestão descentralizada e participativa prevista na LOAS, que, embora seja um tema relevante, não define o conceito de instrumentalidade.

C: Foca na participação da sociedade civil em processos de gestão pública, mas isso se refere mais a mecanismos de controle social do que à instrumentalidade do Serviço Social.

E: Refere-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei específica que não tem relação direta com o conceito de instrumentalidade do Serviço Social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

? Foi dito que a instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano. Ao alterarem o cotidiano profissional e o cotidiano das classes sociais que demandam a sua intervenção, modificando as condições, os meios e os instrumentos existentes, e os convertendo em condições, meios e instrumentos para o alcance dos objetivos profissionais, os assistentes sociais estão dando instrumentalidade às suas ações.

? Fonte: A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL - Yolanda Guerra.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Por eliminação já acerta a questão...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo