No caso mencionado, a epilepsia é o mais provável diagnósti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686214 Medicina
A mãe de uma criança de 4 anos de idade levou a filha ao setor de emergência com queixa de que a menina “sacudiu o corpo todo”, pela primeira vez, após ter dado uma medicação para febre. Ela relata que a criança estava com temperatura de 38 ºC, poucos espirros, tosse seca e que a crise foi rápida, não sabendo especificar o tempo.


Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
No caso mencionado, a epilepsia é o mais provável diagnóstico, cujos fatores de risco incluem atraso do desenvolvimento e crise febril complexa.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação de que a epilepsia é o diagnóstico mais provável para a situação descrita está errada. A criança apresentou um episódio que pode ser descrito como uma convulsão febril, que é uma condição comum em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade e geralmente associada à elevação rápida da temperatura corporal. Entretanto, uma única crise não é suficiente para diagnosticar a epilepsia. A epilepsia é caracterizada por crises recorrentes e não induzidas por febre ou qualquer condição imediatamente identificável. Além disso, embora o atraso no desenvolvimento possa aumentar o risco de epilepsia, não foi mencionado nenhum atraso no desenvolvimento da criança na questão. Ademais, a crise febril complexa também é um fator de risco para epilepsia, mas essa condição é caracterizada por crises febris que duram mais tempo, são focais ou ocorrem mais de uma vez dentro de 24 horas, aspectos que não aparecem na descrição do caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo