Analise as afirmativas a seguir: I. A implantação do Progra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2367666 Enfermagem
Analise as afirmativas a seguir:
I. A implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) foi acelerada nos municípios de pequeno porte, com baixa ou nenhuma capacidade instalada.
II. A integração das unidades de saúde da família à rede assistencial não é fundamental para garantir uma oferta abrangente de serviços e coordenar as diversas ações requeridas para resolver as necessidades menos frequentes e mais complexas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa B

A alternativa correta é a Alternativa B, que afirma que a afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.

Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender melhor:

Afirmativa I: "A implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) foi acelerada nos municípios de pequeno porte, com baixa ou nenhuma capacidade instalada."

Essa afirmativa é verdadeira. A criação do PSF teve como um de seus objetivos principais a descentralização das ações de saúde e a ampliação do acesso aos serviços básicos. Municípios de pequeno porte, muitas vezes com baixa capacidade instalada, foram beneficiados significativamente pela implantação do PSF, que democratizou o acesso a cuidados primários de saúde, especialmente em regiões carentes.

Afirmativa II: "A integração das unidades de saúde da família à rede assistencial não é fundamental para garantir uma oferta abrangente de serviços e coordenar as diversas ações requeridas para resolver as necessidades menos frequentes e mais complexas."

Essa afirmativa é falsa. Um dos princípios fundamentais da Atenção Básica e do PSF é a integração das unidades de saúde da família à rede assistencial mais ampla. Isso é crucial para garantir uma oferta abrangente de serviços e para coordenar ações necessárias para tratar condições menos frequentes e mais complexas. A integração permite o encaminhamento eficiente de pacientes para níveis secundários e terciários de atenção, quando necessário, garantindo assim continuidade e integralidade do cuidado.

Dessa forma, a análise correta das alternativas demonstra que a opção correta é a Alternativa B, pois a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B, pois a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa. A afirmativa I está correta ao dizer que o Programa de Saúde da Família (PSF) foi acelerado nos municípios de pequeno porte, principalmente naqueles com baixa ou nenhuma capacidade instalada de atendimento à saúde. Essa estratégia faz parte de uma política pública de ampliação do acesso à atenção primária à saúde, especialmente em áreas rurais e periféricas, onde a presença de serviços de saúde é muitas vezes escassa. Já a afirmativa II é falsa porque a integração das unidades de saúde da família à rede assistencial é sim fundamental para garantir uma oferta abrangente de serviços. A integração permite a coordenação das diversas ações de saúde necessárias, incluindo o encaminhamento para serviços de média e alta complexidade, garantindo a continuidade do cuidado e a resolutividade do sistema de saúde. Portanto, a integração é crucial para atender as necessidades de saúde da população de forma eficaz e eficiente, especialmente aquelas menos frequentes e mais complexas que não podem ser resolvidas no âmbito da atenção primária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo