Caso a criança chegasse ao hospital ainda em crise, seria p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686215 Medicina
A mãe de uma criança de 4 anos de idade levou a filha ao setor de emergência com queixa de que a menina “sacudiu o corpo todo”, pela primeira vez, após ter dado uma medicação para febre. Ela relata que a criança estava com temperatura de 38 ºC, poucos espirros, tosse seca e que a crise foi rápida, não sabendo especificar o tempo.


Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Caso a criança chegasse ao hospital ainda em crise, seria preconizado administração de benzodiazepínicos, como o diazepam, por via intravenosa IV.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta para essa questão é correta. No contexto médico, a descrição do caso sugere que a criança pode ter tido uma convulsão febril, que é uma forma comum de convulsão em crianças e geralmente ocorre em resposta a uma elevação rápida da temperatura corporal. Nesse caso, se a criança chegasse ao hospital ainda em crise, a administração de um medicamento benzodiazepínico, como o diazepam, seria apropriada para cessar a convulsão. Diazepam é um sedativo que age no sistema nervoso central e é comumente usado no tratamento de convulsões. Ele pode ser administrado por via intravenosa para proporcionar um alívio rápido dos sintomas da convulsão. Portanto, a afirmação de que "seria preconizado administração de benzodiazepínicos, como o diazepam, por via intravenosa IV" é correta, já que este é um protocolo padrão para gerenciamento de convulsões agudas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo