NBR 14.712 - Elevadores elétricos - Elevadores de carga, mo...
I. Elevador de carga: Elevador destinado principalmente ao transporte de cargas e no qual somente o ascensorista e a pessoa necessária para a carga e a descarga são permitidas viajar.
II. Classe C: Carga comum, onde o peso é distribuído e nunca uma peça singela pesa mais que 1/4 da carga nominal do elevador.
III. Elevador de maca: Elevador de passageiros com dimensões apropriadas para o transporte de pacientes.
IV. Os elevadores de carga devem ser projetados para uma das classes de carregamento descritas em Classe A, B e C.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os equipamentos seguem as determinações das normas da ABNT NBR NM 267 e NBR 14712 e são divididos em três tipos, de acordo com sua capacidade de carga.
Classe A
Este tipo de equipamento é conhecido também por elevadores de serviço e nunca ultrapassa ¼ de sua capacidade.
Sendo assim, o carregamento e descarga de carga comum são feitas manualmente ou por empilhadeiras manuais.
Classe B
São elevadores de carga utilizados para transporte de veículos, passageiros e caminhões frequentemente usados em estacionamentos. Sua carga deve ser calculada com base de 150 kg/m².
Classe C
O carregamento é realizado por uma empilhadeira motorizada, que não pode exceder 50% da carga nominal do elevador. Da mesma forma, a plataforma não deve exceder 150% da carga. Esse gênero de elevador de carga conta com três tipos:
C-1: são os elevadores utilizados para carregamento de caminhões em indústrias quando o veículo pode ser movimentado com a carga sem exceder a capacidade do elevador.
C-2: nele o caminhão não pode entrar junto com a carga.
C-3: os elevadores também são carregados e descarregados com veículos industriais e a carga não pode ultrapassar 100% da sua capacidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo