(Concurso Milagres/2018) A evolução da paisagem Sulamerica...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
A questão aborda a biodiversidade e distribuição de espécies na América do Sul, enfocando na descoberta de uma nova espécie de caranguejo na Chapada do Araripe, cujos ancestrais mais próximos estão na Amazônia. Para resolver essa questão, é necessário compreender os conceitos de endemismo, teoria dos refúgios ecológicos, a história geológica e climática da América do Sul e as implicações da endemia para a conservação das espécies.
Vamos analisar a alternativa correta:
D - Espécies endêmicas de ilhas não correm maior risco de extinção;
Essa afirmação está incorreta e é o gabarito da questão. Espécies endêmicas, que são aquelas encontradas exclusivamente em uma determinada região ou ilha, geralmente possuem populações pequenas e áreas de distribuição limitadas. Isso as torna particularmente vulneráveis a mudanças ambientais e a impactos humanos, como destruição de habitat, poluição, introdução de espécies invasoras, entre outros. Devido a esses fatores, espécies endêmicas geralmente têm um maior risco de extinção em comparação com espécies de distribuição mais ampla.
Compreender esse conceito é fundamental para estratégias de conservação, pois a perda de espécies endêmicas pode significar a extinção global da espécie, já que ela não existe em nenhum outro lugar do mundo.
Os demais conceitos presentes nas alternativas são importantes para entender a distribuição das espécies e as mudanças climáticas ao longo do tempo, mas não são o foco da questão que se dirigia ao risco de extinção das espécies endêmicas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo