Entre as inúmeras patologias que podem acometer as estrutura...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2329621 Engenharia Civil
Entre as inúmeras patologias que podem acometer as estruturas de concreto armado, a carbonatação é uma das mais estudadas e recorrentes. O problema resulta em mudanças na microestrutura do concreto, é capaz de reduzir a proteção passiva das armaduras, aumentando a vulnerabilidade à corrosão e comprometendo a durabilidade da estrutura. Esse é um fenômeno físico-químico preocupante e deve ser considerado um dos grandes causadores da ruína de estruturas de concreto. Em relação ao fenômeno da carbonatação, marque com V o quesito verdadeiro e com F o quesito falso, na sequência abaixo.

(__) A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).
(__) Ao reagir com a pasta de cimento hidratada, o ácido carbônico (H2CO3) resulta em carbonato de cálcio (CaCO3) e água, dando origem ao processo de carbonatação da estrutura de concreto armado afetada.
(__) A primeira consequência dessa reação é o aumento do PH do concreto de valores ideais entre 8,5 e 7,0 para números próximos de 12,6 e 13,5, respectivamente, propício a desencadear processos de corrosão das armaduras.
(__) A carbonatação se manifesta inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto afetado.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(_V_) A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

(_V_) Ao reagir com a pasta de cimento hidratada, o ácido carbônico (H2CO3) resulta em carbonato de cálcio (CaCO3) e água, dando origem ao processo de carbonatação da estrutura de concreto armado afetada.

(_F_) A primeira consequência dessa reação é o aumento do PH do concreto de valores ideais entre 8,5 e 7,0 para números próximos de 12,6 e 13,5, respectivamente, propício a desencadear processos de corrosão das armaduras.

...

(A primeira consequência dessa reação é a redução do PH do concreto de valores ideais entre 12,6 e 13,5 para números próximos de 8,5)

...

(_V_) A carbonatação se manifesta inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto afetado.

o pH diminui, deixando o meio acido e mais propicio à corrosão, chama-se despassivação da armadura

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo