Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a drenagem é...
Faz(em) parte do sistema de microdrenagem o(a)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO LETRA E
3.1 SISTEMA DE DRENAGEM
Os sistemas de drenagem são classificados como de microdrenagem e de macrodrenagem, sendo:
A microdrenagem é definida pelo sistema de condutos pluviais ou canais nos loteamentos ou na rede primária urbana. Este tipo de sistema de drenagem é projetado para atender a drenagem de precipitações com risco moderado.
A macrodrenagem envolve os sistemas coletores de diferentes sistemas de microdrenagem. A macrodrenagem abrange áreas superiores a 4 km2 ou 400 ha, sendo que esses valores não devem ser tomados como absolutos porque a malha urbana pode possuir as mais diferentes configurações. Este tipo de sistema deve ser projetado para acomodar precipitações superiores às da microdrenagem com riscos de acordo com os prejuízos humanos e materiais potenciais.
https://www.google.com.br/search?rlz=1C1RLNS_pt-BRBR779BR779&biw=1366&bih=613&ei=Pe7pWsv5H8qbwgSfw5uYBg&q=microdrenagem+e+macrodrenagem+&oq=microdrenagem+e+macrodrenagem+&gs_l=psy-ab.3..0j0i22i30k1l5.10102.10414.0.10652.3.3.0.0.0.0.112.325.0j3.3.0....0...1c.1.64.psy-ab..0.3.322....0.TDXBnlPgMLg
"Não pare até se Orgulhar."
Vamos lá, alguns outros dispositivos que eu me lembre:
Bocas de lobo
poços de visita
galerias
canais
conexões
caixas de passagem
meio-fio (guias)
sarjetas
sarjetões
travessia
~> Microdrenagem: corresponde ao conjunto de elementos destinados a receber e conduzir as águas das chuvas vindas das construções, lotes, ruas, praças, etc para canalizações principais que levarão até o destino final.
-> Nessa classificação estão elementos como bocas de lobo, sarjeta, poços de visita, redes, etc.
~> Macrodrenagem: corresponde ao conjunto de elementos destinados ao escoamento final das águas coletadas pelas estruturas de microdrenagem e que já existiam naturalmente, antes da ocupação do local de drenagem, e que podem ter sofrido obras complementares ou não.
-> São exemplos dessa classificação as galerias de grande porte, canais, rios canalizados, córregos, talvegues, etc.
Sarjetas: objetivo de conduzir as águas que se precipitam sobre a plataforma da rodovia e áreas adjacentes ao ponto de captação que normalmente é uma boca de lobo.
Bocas-de-lobo: dispositivos que têm a finalidade de captar as águas pluviais que escoam pelas sarjetas, para conduzi-las às galerias subterrâneas.
Poços-de-visita: dispositivos com a finalidade de permitir mudanças ou das dimensões das galerias ou de sua declividade e direção. Tem o objetivo de permitir a limpeza nas galerias e a verificação do seu funcionamento e eficiência.
Fonte: manual do DNIT IPR 724/2006
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo