O Brasil está passando por um processo de envelhecimento rá...
I - Com o envelhecimento há um aumento na oxidação lipídica associada com a diminuição da massa magra, aumento da atividade da lipase, predispondo a diminuição da massa gorda. Essas condições favorecem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
II - Com o envelhecimento há redução da sensibilidade por gostos primários doce, amargo, ácido e salgado. Isso significa que o idoso necessita de maior concentração do sabor atribuído ao alimento, o que predispõe a adoçar ou salgar mais as preparações alimentares em comparação com adultos jovens.
III - As mudanças relevantes no sistema gastrointestinal dos idosos incluem decréscimo no limiar do gosto; atrofia da mucosa gástrica com menor produção de ácido clorídrico podendo levar a diminuição do apetite, redução da absorção de alguns nutrientes e consequentemente, deficiências nutricionais especificas.
IV - A diminuição da sensibilidade a sede leva à desidratação, problemas associados a elevação na temperatura corporal, obstipação intestinal, secura das mucosas e diminuição da excreção de urina, podendo desencadear também outras doenças como enfermidades infecciosas e cerebrovasculares,
É correto o que se afirma em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não concordo com a afirmativa II na parte em que se deve adoçar mais e salgar mais e se o idoso tiver alguma DCV? Alguém pode me explicar?
Há diminuição do paladar do idoso, estando associada à deficiência de Zn
Questão maldosa !!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo