Com base nas estruturas linguísticas e semânticas do texto...
No primeiro parágrafo do texto, os verbos auxiliares das locuções verbais “seria instalada" e “acabaria dissolvida" estão flexionados no futuro do pretérito, forma usada para relatar um fato que não se consumou, apesar de previsto, qual seja: a assembleia constituinte não conseguiu cumprir a missão de elaborar e aprovar uma constituição para o país.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De forma alguma!
O futuro do pretérito enuncia
um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado.
O futuro do pretérito (seria instalada) foi usado de forma estilística, tendo o mesmo valor de "foi instalada, portanto a assertiva está completamente equivocada.
O futuro do pretérito quando usado em narrativas (do passado) é um recurso estilístico (com o propósito de entreter o leitor) e não como sua forma usual de emprego - Hipótese, um acontecimento de difícil realização ou que não se realizou, por isso o gabarito é F. Estaria correto também se utilizassemos o pretérito perfeito do indicativo = foi instalada - ação pontual concretizada - mais indicadas para narrativas do passado.
ERRADO
O futuro do pretérito do indicativo, quando empregado em seu sentido literal, refere-se a acontecimentos que ocorrem posteriormente a fatos passados. É o que ocorre no 1o paragrafo: depois de ser convocada por D. Pedro I, a assembleia constituinte só se instalou de fato um ano mais tarde; instalada de fato, foi dissolvida seis meses depois.
Minha contribuição.
Futuro
a) Futuro do presente ---> Indica fatos prováveis, posteriores ao momento da fala, ou incerteza.
Ex.: As provas começarão no mês que vem.
Ex.: Será que desta vez ele fica mesmo?
b) Futuro do pretérito ---> Indica fatos que não se realizaram e que provavelmente não se realizarão (afirmações condicionadas).
Ex.: João ficaria orgulhoso se me visse agora.
Questão - No primeiro parágrafo do texto, os verbos auxiliares das locuções verbais “seria instalada" e “acabaria dissolvida" estão flexionados no futuro do pretérito, forma usada para relatar um fato que não se consumou, apesar de previsto, qual seja: a assembleia constituinte não conseguiu cumprir a missão de elaborar e aprovar uma constituição para o país.
Obs.: Na minha opinião o que está errado não é a definição, mas sim esse trecho que afirma que o fato não se consumou. Pelo contexto dá para saber que ela foi instalada. Qualquer erro corrijam-me!!
Abraço!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo