O comportamento de evitação e as compulsões são muito comuns...
diferencial.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e compreender o tema abordado. A alternativa correta é: C - Certo.
O tema da questão envolve psicopatologia e diagnóstico diferencial, especificamente comparando Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e fobias.
No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), os sintomas característicos incluem obsessões e compulsões. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são experimentados como intrusivos e indesejados, geralmente causando ansiedade ou desconforto. As compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa se sente compelida a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser rígidas. Um exemplo comum de compulsão é a verificação repetida de portas para garantir que estão trancadas.
Em contraste, nas fobias, o elemento central é um medo intenso e irracional de um objeto ou situação específica, como alturas, aranhas ou espaços fechados. A principal resposta comportamental nas fobias é a evitação do estímulo fóbico. Entretanto, não se observam obsessões ou compulsões como no TOC. Por exemplo, uma pessoa com fobia de aranhas (aracnofobia) vai evitar lugares onde possa encontrar aranhas, mas não desenvolverá rituais compulsivos relacionados a isso.
Dessa forma, a questão afirma corretamente que:
- Evitação e compulsões são comuns no TOC.
- Nas fobias, não há ocorrência de obsessões ou compulsões.
Assim, a alternativa correta é a "C - Certo", pois distingue adequadamente os comportamentos observados no TOC dos observados nas fobias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dalgalarrondo comenta que " na prática clínica, nem sempre é fácil demarcar com precisão o limite entre a obsessão e a fobia (p. ex, obsessão por limpeza, fobia de sujeira ou contaminação)" (Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, pg. 322).
Primeiro: Não seria mais adequado falar em comportamento de "repetição" ao invés de "evitação" no caso do TOC? Segundo: Nas fobias, será que o medo do objeto fóbico não pode ser considerado um pensamento obsessivo?
Alguém ajuda?
As fobias têm como característica principal o medo irreal de um determinado estímulo.
Errei a questão por ter seguido a mesma linha de pensamento dos dois colegas abaixo.
É sabido que o transtorno obssessivo - compulsivo é caracterizado evitações e compulsões, bem como a fobia é caracterizada por um medo grande de alguma situação que não é condizente com a reação de medo. Mas fiquei pensando justamente se esse medo irreal não poderia causar comportamentos obssessivos e compulsivos - justamente para evitar as situações tão temidas.
Acho que a banca quer respostas do tipo "preto no branco".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo