O paciente possui elevado risco de síndrome de lise tumoral.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
Vamos entender o porquê dessa resposta.
Este caso clínico descreve um paciente jovem diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B, que apresenta a translocação cromossômica t(9;22), também conhecida como cromossomo Filadélfia. Esta translocação resulta na formação do gene de fusão BCR/ABL1, que codifica uma proteína tirosina quinase de 210 kDa.
Um dos riscos associados ao tratamento da leucemia, especialmente em condições de alta carga tumoral, é a síndrome de lise tumoral. Esta condição ocorre quando há destruição rápida de células malignas, levando à liberação de seus conteúdos intracelulares no sangue. Isso pode resultar em complicações metabólicas sérias, como hiperuricemia, hiperfosfatemia, hipercalemia e hipocalcemia.
O fato do paciente apresentar uma alta contagem de leucócitos com 60% de blastos indica uma carga tumoral significativa, aumentando o risco para síndrome de lise tumoral quando o tratamento for iniciado. Portanto, a afirmação de que o paciente possui elevado risco de síndrome de lise tumoral é correta.
Por outro lado, se a questão considerasse que o paciente não possui risco elevado para essa síndrome, tal declaração seria incorreta, pois as características laboratoriais e citogenéticas indicam o contrário.
Espero que esta explicação tenha sido clara e ajude você a entender melhor o contexto da questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo