A NR-32 reserva especial atenção ao processo de trabalho do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q691305 Enfermagem
A NR-32 reserva especial atenção ao processo de trabalho dos profissionais de enfermagem, para minimizar os riscos provenientes do exercício profissional. Quanto à forma correta de descarte da seringa e agulha após o uso, essa norma determina:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a correta. Vamos entender o porquê:

A Norma Regulamentadora 32 (NR-32) é responsável por estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e saúde dos profissionais que atuam em serviços de saúde. Dentro desse contexto, um dos aspectos cruciais é o descarte correto de materiais perfuro-cortantes, como seringas e agulhas, para prevenir acidentes de trabalho e contaminações.

Analisando a alternativa C: A norma determina que o descarte de seringas e agulhas deve ocorrer em recipientes apropriados para materiais perfuro-cortantes, sem reencapar a agulha. Isso evita o risco de acidentes ao tentar reencaixar a capa na agulha, um dos momentos mais propícios para perfurações.

Agora, vamos discutir as alternativas incorretas:

Alternativa A: Sugere reencapar a agulha e descartar em um recipiente com saco laranja de lixo hospitalar. Isso está incorreto porque o reencape da agulha é uma prática de risco e o descarte em saco laranja não é específico para perfuro-cortantes.

Alternativa B: Propõe desconectar e quebrar a agulha antes de descartar. Essa prática não é recomendada, pois o manuseio adicional aumenta o risco de acidentes. Além disso, o descarte citado no "saco branco" está incorreto, pois deve ser em recipientes rígidos e apropriados.

Alternativa D: Também sugere reencapar a agulha, o que já discutimos ser inadequado e arriscado. Além disso, o descarte em saco branco não é o procedimento correto para perfuro-cortantes.

Alternativa E: Assim como outras mencionadas, envolve reencapar, o que não deve ser feito. Descartar apenas a agulha sem o conjunto seringa e agulha completo não é o procedimento correto, conforme a norma.

Compreender essas regras é essencial para a prática segura no ambiente de saúde, protegendo tanto os profissionais quanto os pacientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta segundo a NR-32 é a C, que determina que o conjunto de seringa e agulha deve ser desprezado em recipiente para material perfuro-cortante após o uso, sem reencapar. Isso ocorre porque o reencapamento pode expor o profissional a acidentes com as agulhas, que podem estar contaminadas com material biológico, como sangue e outros fluidos corporais. O descarte adequado em recipiente para material perfuro-cortante minimiza os riscos de acidentes e contaminações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo