No processo de formação de políticas de gestão de pessoas na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80464 Gestão de Pessoas
No que concerne a características das políticas de gestão de
pessoas, julgue os seguintes itens.

No processo de formação de políticas de gestão de pessoas nas organizações, a análise de cargos é considerada ação de importância secundária.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O erro está em dizer que a análise de cargos é de importância secundária. No processo de Agregar Pessoas, a análise de cargos é de fundamental importância para descrever o perfil do profissional que será exigido nas fases de Recrutamento e Seleção.
Só corrigindo o nosso amigo Sandro. O processo de análise de cargos está em APLICAR pessoas.

No processo de formação de políticas de gestão de pessoas nas organizações, a análise de cargos é considerada ação de importância secundária.

Filosofei sobre esta questão e pensei nisto:

No processo de formação de políticas de gestão de pessoas nas organizações, até aqui ok

a análise de cargos é considerada ação de importância secundária. (acho que o que esta errado aqui é a palavra importância)

Pois se fosse ação secundária faria sentido ja que o primeiro passo na formação das politicas seria agregar pessoas e depois aplicar pessoas ( segunda cois a fazer0, já que o processo de análise e descrição de cargos encontra-se em aplicar pessoas ( segundo nível das politcas)

Chiavenato enumera.
1) politicas de provisão de rh
2) politicas de aplicação de rh.

Análise de Cargos: é um processo sistemático e proposital para coletar informações sobre os aspectos mais importantes relacionados com o trabalho de um cargo.
ANÁLISE DE CARGOS

Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. 
A análise é feita a partir da descrição do cargo. 

DESCRIÇÃO DE CARGOS


Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. 

A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos. 
Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. 
Feita a descrição, vem a análise de cargos.


Embora a descrição e a análise de cargos sejam intimamente relacionadas, a diferença é que:

# enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), 

# a análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo