No início dos anos 1900, Hardy e Weinberg formulara...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: COMPERVE - UFRN Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2015 - UFRN - Biólogo |
Q507938 Biologia
No início dos anos 1900, Hardy e Weinberg formularam uma expressão matemática para descrever o estado de equilíbrio nas frequências de alelos e genótipos em uma população ideal. No entanto, sabe-se que vários fatores podem alterar o equilíbrio de Hardy-Weinberg, tais como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - as mutações herdáveis do genótipo, as quais ocorrem em frequência muito baixa na população.

A questão aborda um conceito fundamental em genética de populações: o Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Esta lei nos diz que, em uma população ideal, as frequências dos alelos e genótipos permanecerão constantes de geração para geração, desde que certas condições sejam mantidas (ausência de mutações, migrações, seleções naturais, deriva genética e cruzamentos aleatórios).

Para resolver a questão, é necessário entender os fatores que podem quebrar o equilíbrio de Hardy-Weinberg e saber identificar qual fator cada alternativa descreve.

Justificativa da alternativa correta:

C - As mutações são mudanças na sequência de DNA que podem ser herdadas. Embora as mutações ocorram com baixa frequência, elas introduzem novos alelos na população, alterando as frequências dos alelos e, consequentemente, rompendo o equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A mudança no conjunto gênico resultante do acaso em pequenas populações é denominada deriva genética, não fluxo gênico. O fluxo gênico refere-se à migração de indivíduos entre populações, alterando as frequências alélicas.

B - A migração de indivíduos reprodutivos altera as frequências alélicas devido ao fluxo gênico, mas não é determinada por cruzamentos preferenciais. Cruzamentos preferenciais se referem à seleção sexual, que afeta diretamente a combinação de alelos e genótipos.

D - Deriva genética se refere a mudanças aleatórias nas frequências de alelos, mas não está relacionada aos endocruzamentos em grandes populações. Endocruzamento geralmente ocorre em pequenas populações, onde a consanguinidade pode ser mais comum, afetando a variabilidade genética.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema. Se ainda tiver dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Alternativa C

 

Em 1908 o matemático inglês Godfrey H. Hardy (1877 – 1947) e o médico alemão Wilhem Weinbergconcluíram que, se nenhum fator evolutivo atuasse sobre uma população que satisfizesse certas condições, as freqüências de seus alelos permaneceriam inalteradas ao longo das gerações. Esse princípio ficou conhecido como lei ou teorema de Hardy-Weinberg ou princípio do equilíbrio gênico.

 

Condições para o equilíbrio de Hardy-Weinberg: As condições necessárias para que uma população se mantenha em equilíbrio gênico, segundo Hardy e Weinberg, são as seguintes:

A população deve ser muito grande (teoricamente, quanto maior, melhor), de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis , de acordo com as leis de probabilidades.

A população deve ser panmítica (do grego pan, todos, e do latim miscere, misturar), isto é os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem ocorrer ao acaso, sem qualquer preferência.

 

Uma população que possua essas características, e na qual não ocorra nenhum fator evolutivo, tais como mutação, seleção ou migração, permanecerá em equilíbrio gênico, ou seja, as freqüências dos alelos não sofrem alteração ao longo das gerações.

 

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao21.php

 a) a mudança no conjunto gênico, que ocorre como resultado do acaso em pequenas populações, chamada de fluxo gênico. ERRADO. Esse conceito é de DERIVA GENÉTICA.

 b) a migração de indivíduos em idade reprodutiva, determinada pelos cruzamentos preferenciais. ERRADO. A migração não é determinada por cruzamentos preferenciais. 

 c) as mutações herdáveis do genótipo, as quais ocorrem em frequência muito baixa na população. CORRETO. As mutações ocorrem com frequencias baixas. 

 d) as alterações nas proporções de genótipos devidas aos endocruzamentos em grandes populações, denominadas de deriva genética. ERRADO. Deriva genética é mais acentuada em pequenas populações. Não se fala em endocruzamentos quando se fala em deriva genética. Se fala em "acaso". 

A lei do equilíbrio de Hardy-Weinberg é uma importante forma de verificar se a  ou outros fatores evolutivos estão influenciando uma determinada população. Por meio da equação de Hardy-Weinberg, podemos determinar a configuração genética de uma população que não está sofrendo evolução. A partir dessa análise, podemos comparar os dados com as informações reais da população e, desse modo, perceber se há ou não evolução.

Uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg quando suas frequências genotípicas e alélicas permanecem constantes. Para que o equilíbrio ocorra, a população analisada deverá obedecer algumas premissas. As condições essenciais para que uma população permaneça em equilíbrio de Hardy-Weinberg são:

  1. Ausência de seleção natural: para que uma população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que a seleção natural não esteja atuando nela. Caso haja atuação da seleção natural, alguns genótipos serão selecionados, modificando as frequências alélicas da população.
  2. Ausência de mutações:  alteram o total de alelos presentes em uma população (pool gênico). Logo, em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, não ocorrem mutações.
  3. Ausência de fluxo gênico: quando há fluxo gênico, alguns genes podem ser incluídos ou excluídos da população. Desse modo, em uma situação de equilíbrio, não ocorre fluxo gênico.
  4. População grande: para que uma população esteja em equilíbrio, é importante que ela seja grande, pois populações pequenas favorecem a  (flutuações não previstas nas frequências alélicas de uma geração para outra).
  5. Mesmo número de machos e fêmeas na população.
  6. Todos os casais deverão ser férteis e gerar o mesmo número de filhotes.
  7. Cruzamentos ao acaso: para que ocorra o equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que os cruzamentos aconteçam de maneira aleatória, sem que ocorra preferência por determinados grupos dentro da população. Nesse caso, dizemos que a população está em panmixia, ou seja, todos acasalam-se de maneira aleatória.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo