Considere o seguinte problema.Uma fábrica do ramo de aditivo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738473 Economia
Considere o seguinte problema.
Uma fábrica do ramo de aditivos automotivos fabrica dois tipos de aditivos: aditivo X e aditivo Y. A empresa está considerando quanto deve ser produzido de cada tipo de aditivo de forma a maximizar o lucro total. Para esta finalidade, deve ser formulado um modelo de programação linear, considerando os dados a seguir. Atualmente, cada litro vendido de aditivo X gera um lucro de 5 reais, enquanto cada litro vendido de aditivo Y fornece um lucro de 11 reais. Sabe-se também que cada litro produzido de aditivo Y consome o dobro da capacidade necessária para produzir um litro de aditivo X. Ambos os tipos de aditivos compartilham os mesmos recursos produtivos. Se a empresa optasse por produzir somente aditivo Y, a planta teria capacidade suficiente para fabricar diariamente até 600 litros de aditivo Y. Devido à limitação de matérias-primas, a fábrica pode produzir até 1000 litros de aditivo X e, no máximo, 500 litros de aditivo Y por dia. Além disso, todo aditivo produzido será comprado pelos clientes da empresa.
A quantidade ótima a ser produzida, diariamente, de cada tipo de combustível é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

Esta questão aborda a programação linear, que é uma ferramenta matemática utilizada para determinar a melhor alocação de recursos limitados a fim de maximizar ou minimizar uma determinada função objetivo, neste caso, o lucro total da produção de aditivos.

Teoria e Conceitos: A programação linear é amplamente usada em economia e gestão para otimizar processos de produção. Ela se baseia na formulação de modelos matemáticos com restrições lineares e uma função objetivo linear. É essencial entender conceitos como restrições de capacidade, função objetivo e variáveis de decisão. Para mais sobre programação linear, consulte obras como "Introduction to Operations Research" de Hillier e Lieberman.

Justificativa da Alternativa Correta (B):

A alternativa correta é a B - 200 litros do aditivo X e 500 litros do aditivo Y. Vamos detalhar o raciocínio:

1. **Função Objetivo**: A empresa quer maximizar o lucro. Assim, a função objetivo é: Lucro = 5X + 11Y, onde X e Y são as quantidades produzidas dos aditivos X e Y, respectivamente.

2. **Restrições**:

  • Capacidade de produção diária limitada a 600 litros de aditivo Y.
  • Restrição de matéria-prima: X ≤ 1000 e Y ≤ 500.
  • Capacidade compartilhada: 2Y + X ≤ 1200, pois Y consome o dobro dos recursos de X.

Dada a restrição 2Y + X ≤ 1200, a produção de 200 litros de X e 500 litros de Y atende a todas as restrições e maximiza o lucro, pois:

  • Substituindo os valores: 2(500) + 200 = 1200, que é exatamente a capacidade máxima.
  • Lucro calculado: 5(200) + 11(500) = 3200.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - 50 litros do aditivo X e 500 litros do aditivo Y: Não maximiza o lucro, pois é possível produzir mais de X e ainda atender às restrições.
  • C - 300 litros do aditivo X e 500 litros do aditivo Y: Viola a restrição de capacidade compartilhada (2(500) + 300 = 1300 > 1200).
  • D - 1000 litros do aditivo X e 100 litros do aditivo Y: Subutiliza a capacidade produtiva de Y, não maximizando o lucro.
  • E - 1000 litros do aditivo X e 500 litros do aditivo Y: Excede a capacidade compartilhada (2(500) + 1000 = 2000 > 1200).

Estratégias para Interpretação:

Para questões de programação linear, identifique sempre a função objetivo e as restrições. Teste as alternativas contra essas restrições para verificar a viabilidade e calcule a função objetivo para encontrar a máxima ou mínima desejada. Cuidado com pegadinhas que violam restrições ou não maximizam o objetivo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão muito legal!! Vamos entender os dados que são fornecidos:

 

Lx = 5; o lucro de produdir 1 unidade de x é 5;

Ly = 11; o lucro de produzir 1 unidade de y é 11; 

A planta produz X e Y;

Se para produzir Y a planta precisa do espaço necessário para produzir 2X, quer dizer que a inclinação da reta é -2;

Há capacidade para produzir Y = 600, limitado a 500, por restrições de matéria prima;

Implicitamente, sabe-se que a produção máxima de X = 1.200, pois é o dobro de Y, limitado a 1.000. 

 

Perceba que produzir Y é um bom negócio, porque, mesmo que você precise do dobro do espaço que produzir X, o lucro é mais que o dobro! Ly / Lx = 11 / 5 = 2,2.

 

O melhor dos negócios seria, portanto, produzir 600Y, que daria um lucro de 6.600. Mas não dá pra produzir 600Y, porque não há matéria prima suficiente, como afirma a questão. Só dá pra produzir 500. Dessa forma, há ociosidade de produção de 100Y que segundo os dados dá pra produzir o dobro de X, com essa ociosidade de Y.

 

Então vamos produzir 200X para preencher a lacuna de produção do Y, mantendo Y na produção máxima.

 

 

Sabendo que os lucros dos aditivos X e Y são, respectivamente, 5 e 11 reais, e que a produção do aditivo Y requere o dobro da capacidade produtiva para produzir X. Além disso, ele pode produzir até 600 litros do aditivo Y, se optar por somente ele. Podemos concluir que:

É melhor se dedicar a produzir o aditivo Y (1000*5 = 5000 e 500*11 = 5500)

Logo, jogando com as opções, vamos de 500 litros de aditivo Y (valor de 5500 reais). Como a especialização possibilita 600 litros de Y, os 100 restantes pode deixar para a produção do aditivo X, que trará a produção de 200 litros de X.

Gabarito: b)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo